Menu
Na Hora H!

Ataques de onças deixam animais mortos e preocupam produtores rurais

Em uma propriedade, 15 carneiros foram mortos nos últimos quatro anos

Redação Jornal de Brasília

04/02/2020 11h27

Os ataques de onças têm preocupado produtores rurais do município de Águia Branca-ES. O caso mais recente ocorreu na metade de janeiro, quando dois carneiros foram mortos. Por conta das ocorrências, agricultores estão com medo de trabalhar na roça. 

Em uma propriedade, 15 carneiros foram mortos nos últimos quatro anos. No último ataque, o produtor contou que deixou os animais sozinhos enquanto saiu para almoçar. Ao voltar, encontrou dois abatidos.

Em 2015, na mesma propriedade, os animais que sobreviveram aos ataques ficaram machucados. Na época, um filhote de onça parda foi capturado pela Polícia Militar Ambiental na região.

Após isso, por orientação do Ibama, o produtor construiu um curral, instalou cerca elétrica, colocou luzes, e levou um cachorro para o local, mas nada disso adiantou. 

A preocupação é maior porque, de acordo com eles, as onças estão aparecendo com mais frequência e durante o dia, perto das casas. Isso tem alterado até a rotina dos moradores e trabalhadores, porque as pessoas estão com medo de trabalhar.

De acordo com os produtores, o Ibama já foi avisado dos novos ataques, mas o produtores reclamam que ninguém foi até lá para vistoriar.

Em nota, Polícia Ambiental disse que não captura animal solto em ambiente natural. Esse tipo de resgate só é feito quando o bicho está em um local acuado, como quando invade uma casa.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado