Menu
Na Hora H!

Asilo para idosos sofre com surto de Covid

Nesta terça-feira (25), a instituição informou que, além dos dois idosos internados, a situação se agravou e mais 13 precisaram ser transferidos para hospitais

Redação Jornal de Brasília

25/05/2021 12h25

Foto: reprodução de TV

No último sábado (22), um abrigo para idosos de Anápolis (GO) comunicou que 27 moradores testaram positivo para a Covid-19. Nesta terça-feira (25), a instituição informou que, além dos dois idosos internados, a situação se agravou e mais 13 precisaram ser transferidos para hospitais.

A direção informou que dois idosos morreram com a doença, além dos 27 infectados. O estabelecimento conta com 78 moradores do total. Todos foram vacinados com a segunda dose contra a Covid-19 há mais de 40 dias

Os idosos internados tem têm idades entre 75 e 102 anos. . Do total de infectados no abrigo, 14 estão com sintomas leves. O médico infectologista Marcelo Daher explicou que a vacina é eficaz e, por isso, a maioria não está com quadro grave.

“A vacina, principalmente a Coronavac, tem uma proteção de 50%, então a tendência é que 50% das pessoas vacinadas se protejam e os outros 50% podem ter. A gente sabe também que a vacina é para diminuir a gravidade da doença, e não evitar a infecção”, contou ao G1.

Confira o estado de saúde dos idosos do abrigo

8 estão na UTI, sendo que uma idosa está intubada;
5 estão em enfermarias;
14 estão no abrigo, isolados e com sintomas leves.

Foi informado que todos os moradores tem doenças como hipertensão, diabetes, Alzheimer ou esquizofrenia. Por meio de uma nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que está monitorando a situação no abrigo.

Os dois idosos que infelizmente faleceram foram um homem de 81 anos, sem comorbidades e uma mulher, de 88, que morreu no abrigo.

A diretora do abrigo desconfia que as infecções começaram após um idoso precisar ser levado ao hospital. “Nós tivemos um idoso que foi para o hospital, ficou 12 dias internado e, quando ele veio, já veio febril. Foi quando nós o isolamos”, disse Roselane Rosa Gomes.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado