Menu
Na Hora H!

Arqueólogos da Alemanha encontram espada de bronze feita há 3 mil anos e que ‘ainda brilha’

O artefato é um exemplar das espadas de bronze de punho completo, cujo punho octogonal é feito inteiramente de bronze

Redação Jornal de Brasília

19/06/2023 18h07

Foto: Bronzezeitliches Schwert aus Nördlingen; Archäologie-Büro Dr. Woidich

Durante escavações em Nördlingen, na Alemanha, arqueólogos encontraram na semana passada uma espada de mais de 3 mil anos em excelente estado de conservação. O objeto, que remete à Idade do Bronze, no século 14 a.C., foi encontrado junto com bens funerários e está tão bem preservada que “ainda brilha”, conforme anunciou o Escritório Estadual de Preservação de Monumentos do Estado da Baviera, no sudeste da Alemanha.

O artefato é um exemplar das espadas de bronze de punho completo, cujo punho octogonal é feito inteiramente de bronze.

Segundo o escritório de preservação de Baviera, a produção de espadas octogonais é complexa porque o cabo é moldado sobre a lâmina. Apesar da fabricação detalhista e da falta de sinais de golpe, possivelmente se trata de uma arma real. “O foco na parte da frente da lâmina indica um equilíbrio predominantemente cortante”, diz o comunicado.

De acordo com o órgão oficial alemão, as descobertas de espadas da Idade do Bronze são raras.

A espada descoberta nessa escavação vem de um túmulo no qual três pessoas estavam enterradas junto de presentes valiosos. Trata-se de um homem, uma mulher e um jovem. De acordo com os arqueólogos, ainda não está claro se as pessoas eram parentes ou em qual relação.

“A espada e o enterro ainda precisam ser examinados para que nossos arqueólogos possam classificar esse achado com mais precisão. Mas já se pode dizer: o estado de conservação é extraordinário! Uma descoberta como essa é muito rara”, disse o conservador geral Mathias Pfeil, chefe do Escritório Estadual de Preservação de Monumentos da Baviera.

Outra dúvida dos pesquisadores é se o objeto foi feito na Baviera. Historicamente, havia duas áreas principais de distribuição para as espadas octogonais, o sul da Alemanha e o norte da Alemanha e a Dinamarca.

Uma comparação entre as técnicas de fundição e a decoração mostra que algumas das espadas octogonais do norte são aparentemente réplicas de formas do sul da Alemanha, enquanto outras peças podem ser importações genuínas ou produto de “artesãos errantes”.

Estadão conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado