Menu
Na Hora H!

Após fala de Lula, surge a dúvida: cadê o Zé Gotinha?

Personagem criado em 1986 está “sumido” e parece não ter boa relação com o governo Bolsonaro

Redação Jornal de Brasília

11/03/2021 13h12

Após o ex-presidente Lula questionar, na última quarta-feira, onde está Zé Gotinha, internautas começaram a se perguntar o mesmo. O personagem, criado durante uma campanha de vacinação na década de 1980, de fato, “sumiu”.

Nos últimos meses, as relações entre Zé Gotinha e a gestão Jair Bolsonaro parecem estremecidas. Em entrevista à revista “IstoÉ”, o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conas), Carlos Eduardo de Oliveira Lula, criticou o tratamento dado ao personagem na atual gestão.

“A postura do Bolsonaro vai afetar todo tipo de vacinação. Bolsonaro está matando o Zé Gotinha”, disse Oliveira Lula, em referência ao símbolo da vacinação em todo o país. A falta do Zé Gotinha é ainda mais sentida no atual cenário de vacinação contra a covid-19, que vem devastando o país há um ano.

Zé Gotinha, de 35 anos, nasceu em 1986 pelas mãos do artista plástico Darlan Rosa, durante a campanha de vacinação contra o vírus da poliomielite. O objetivo era tornar as campanhas de vacinação mais atraentes para as crianças.

O nome foi escolhido a partir de um concurso promovido pelo Ministério da Saúde com alunos de escolas de todo o Brasil. Figura presente nos jornais, TVs e rádios, principalmente aos finais de semana, quando aconteciam mutirões de vacinação, sempre coube ao personagem a missão de e conscientizar sobre a importância da imunização e prevenção de doenças.

O Zé Gotinha tem um missão importante neste momento. É do povo brasileiro e não pertence a nenhum partido”, disse Darlan, criador do personagem, ao colunista Guilherme Amado, da Época.

Nos últimos anos, Gotinha chegou a ser comparado com o jogador Ronaldo, por conta da forma física. Mas o craque em saúde não está fora de forma. Apenas sumido. Com informações do jornal Extra

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado