Menu
Na Hora H!

Após convenção de swing, 41 pessoas contraem o novo coronavírus nos EUA

Os participantes deveriam mostrar um exame negativo para a Covid-19 ou provar que tinham anticorpos para a doença

Redação Jornal de Brasília

04/12/2020 16h27

São Paulo, SP

Pouco mais de duas semanas depois de uma convenção de swing em Nova Orleans (EUA), 41 participantes receberam diagnóstico positivo para o novo coronavírus. As autoridades da cidade chamam o encontro de “evento superespalhador” da Covid-19.

Segundo reportagem do jornal Washington Post, a prefeita LaToya Cantrell disse, por meio de um porta-voz, que a convenção é um “exemplo muito claro do que pode acontecer quando você não obedece às diretrizes de distanciamento social”.

O primeiro relato sobre o surto foi noticiado pelo site Nola.com na terça (1º) após o organizador do evento, Bob Hannaford, publicar em um blog detalhes das falhas de segurança que levaram à situação. “Eu não faria isso de novo se soubesse o que sei agora”, escreveu ele. “Isso pesa sobre mim e continuará pesando sobre mim até que todos estejam 100% melhores.”

A convenção de swing aconteceu no dia 14 de novembro em um hotel e reuniu 250 pessoas, pouco mais de um décimo do número de participantes do evento em anos anteriores, segundo o Washington Post. Os organizadores disseram que discutiram com as autoridades municipais as medidas que deveriam ser adotadas para evitar a propagação do vírus, embora a cidade não exija uma licença para a realização da convenção, que acontece anualmente.

Os participantes deveriam mostrar um exame negativo para a Covid-19 ou provar que tinham anticorpos para a doença. Além disso, os grupos de socialização eram limitados ao nove ou menos pessoas, e ela eram incentivadas a usar máscaras -a não ser que estivessem comendo ou bebendo.

Em sua publicação, Hannaford chegou a dizer que o evento aparentava ter sido “um grande sucesso”. Um dia após o término da convenção, porém, a convenção registrou o primeiro caso de coronavírus. “Foi uma mulher que deu positivo na noite de segunda-feira [16] após nosso evento. Seu marido deu negativo. Ambos foram testados antes do evento. “

Segundo o Washington Post, cinco pessoas receberam diagnóstico para a doença no mesmo dia. E os outros resultados positivos começaram a aparecer nos dias posteriores. Hannaford afirmou que a maioria dos casos era assintomático ou leve, mas pelo menos uma pessoa teve que ser hospitalizada em estado grave por causa da Covid-19.

“Se eu pensasse por um minuto que ele ou qualquer pessoa acabaria no hospital, certamente não teria realizado nosso evento”, afirmou ele.

As informações são da Folhapress

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado