Menu
Na Hora H!

Ao todo 62 kg de barbatanas de tubarão são apreendidas em malas no Aeroporto de Guarulhos

O material estava distribuído em diversas malas prestes a ser embarcado

João Victor Rodrigues

25/11/2025 8h00

Foto: Divulgação/Ibama

Uma ação integrada do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Receita Federal resultou na apreensão de mais de 62 kg de barbatanas de tubarão no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na última semana.

O produto é altamente valorizado no mercado ilegal, podendo chegar a aproximadamente US$ 3 mil por quilo. Com isso, as apreensões realizadas durante a operação podem ultrapassar R$ 1 milhão. No Brasil, a captura direcionada de tubarões é proibida por legislação ambiental.

Na quarta-feira (19/11), os fiscais encontraram 48 kg de barbatanas acondicionadas em quatro malas que seriam despachadas por uma mulher de nacionalidade chinesa, cujo destino final era Hong Kong. As barbatanas estavam secas e desidratadas, distribuídas em mais de 40 pacotes de aproximadamente 1 kg cada. Segundo o Ibama, esse tipo de produto é amplamente procurado no tráfico internacional, principalmente para fins culinários e medicinais.

Ainda no mesmo dia, outra ação dos agentes resultou na apreensão de mais 14 kg de barbatanas com diferentes infratores. Eles também transportavam cerca de 70 kg de carcaças de celulares, possivelmente destinadas ao reaproveitamento ilegal de componentes.

As ocorrências foram registradas e seguem sob investigação.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado