Menu
Na Hora H!

Antártica registra temperatura mais alta da história

Segundo o especialista, a temperatura do arquipélago de James Ross, região onde foi feito o registro, tem estado irregular nos últimos 20 anos. A última medição esteve acima dos 20ºC

Redação Jornal de Brasília

13/02/2020 20h53

Foto: Divulgação / Estúdio 41

A alta temperatura mundial trouxe atenção a crise climática. No último domingo (9), a Antártica registrou temperatura acima dos 20 graus pela primeira vez em sua história.

Em entrevista ao jornal inglês The Guardian, o cientista Carlos Schaefer, do projeto Terrantar, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), afirmou que estão acompanhando a tendência de aquecimento em muitos dos locais, “mas nunca vimos nada parecido com isso”, declarou.

Segundo o especialista, a temperatura do arquipélago de James Ross, região onde foi feito o registro, tem estado irregular nos últimos 20 anos. No dia 6 de fevereiro deste ano, um pesquisador argentino na base Esperanza, no extremo norte da Península Antártica, já havia registrado uma temperatura de 18,3ºC.

No último registro, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) havia alertado que o aumento da temperatura pode acelerar o derretimento das camadas de gelo e da subida do nível do mar.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado