Da Redação
redacao@grupojbr.com
O programa próprio de Anitta no Multishow mal estreou e já gerou uma avalanche de críticas. O Anitta Entrou no Grupo ganhou atenção na última terça-feira (10), após a cantora ter se referido de forma negativa às pessoas portadoras de hanseníase, doença crônica que causa manchas na pele. “Primeiro eu queria dizer que minhas amigas são muito amigas mesmo, eu só convido para esse programa gente que eu amo, não convido gente hanseníase”, disse Anitta no programa antes de falar sobre a brincadeira que faria no palco com as convidadas Maiara e Maraísa.
Entretanto, a fala gerou revolta entre a comunidade médica e uma nota da Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), em que a associação alega que a cantora reafirma um “preconceito infundado contra pessoas atingidas pela doença”, ressaltando que o fato é o principal obstáculo para a superação da hanseníase no Brasil. O Morhan pediu uma retratação da cantora.
Na tarde desta sexta-feira, 13, a cantora usou o seu perfil no Facebook para pedir desculpas pelo seu comentário, explicando que ela não se referia à doença e sim ao termo “ranço”. “Galera, eu errei ao dizer ‘pessoa hanseníase’ em vez de dizer pessoas que tenho ranço. Eu me expressei mal e posso ter ofendido alguém. Gostaria de pedir desculpas por isso e me retratar aqui. Além disso, reforçar que hanseníase é coisa séria e atinge muitas pessoas pelo mundo”, publicou Anitta, que ainda compartilhou um link do formulário de inscrição para voluntários do Morhan.