Menu
Na Hora H!

Amapá investiga mortes e surto de sarampo

Dados divulgados revelaram que o estado vive um surto da doença ao superar, em quatro meses e meio, todos os casos de sarampo registrados ao longo de 2020

Redação Jornal de Brasília

14/05/2021 12h08

Sarampo. Foto: Reprodução

No Amapá, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) investiga rês registros de crianças mortas para identificar se a causa é o sarampo. Um bebê, de 7 meses, e duas irmãs gêmeas indígenas, de 4 meses, são as vítimas dos casos em apuração.

Nesta semana, de acordo com informações do G1, dados divulgados revelaram que o estado vive um surto da doença ao superar, em quatro meses e meio, todos os casos de sarampo registrados ao longo de 2020.

A prefeitura de Macapá informou que a bebê, de 7 meses, morava com a família e não foi vacinada. “A mesma não tomou a dose zero porque durante a varredura vacinal que ocorreu no bairro onde ela morava a mesma ainda não tinha os seis meses completos, que é um pré-requisito para iniciar o seu esquema vacinal”, justificou o município em nota.

Sarampo

A doença tinha sido eliminada do Brasil em 2016. O vírus voltou a tona em 2018, por venezuelanos, que tinha sua população desprotegida e não vacinada.

No Amapá, os primeiros casos foram registrados em outubro de 2019. Até os dias de hoje a região está em surto.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado