A intensificação de ações conjuntas da Polícia Federal e da Polícia Militar levou a sete apreensões em pouco mais de 48 horas na região de Foz do Iguaçu, com foco em áreas próximas ao Rio Paraná. As operações resultaram na retirada de circulação de entorpecentes, cigarros, pneus e medicamentos, a maioria após travessias clandestinas oriundas do Paraguai.
Três ocorrências envolveram a apreensão de pneus contrabandeados. Duas delas aconteceram no domingo (25) e outra na terça-feira (27), após o monitoramento de travessias noturnas. Na região da Avenida Beira-Rio, equipes localizaram 15 pneus de caminhão e de automóveis. Dois veículos utilizados no transporte da carga foram interceptados na BR-277. Os condutores foram encaminhados à Receita Federal do Brasil. A terceira apreensão ocorreu durante varreduras em uma trilha em meio à mata.
As forças de segurança também realizaram duas apreensões de cigarros contrabandeados. A primeira, na noite de terça-feira (27), ocorreu após a travessia de uma embarcação pelo Rio Paraná, nas imediações da Avenida Beira-Rio. Um veículo com placas do Paraguai que recebeu a carga foi abordado próximo ao bairro Jupira, transportando 8.500 maços de cigarros; o motorista fugiu. A segunda apreensão foi registrada na manhã de quarta-feira (28), quando policiais encontraram 2.500 maços armazenados em guarda-volumes de um estabelecimento comercial na Vila Portes.
Na tarde de terça-feira (27), equipes apreenderam entorpecentes após flagrarem uma embarcação vinda do Paraguai aproximando-se da margem brasileira no bairro Jupira. Volumes foram lançados e recolhidos por um indivíduo que aguardava na mata. Em buscas por trilhas na vegetação, os policiais localizaram dois volumes com 19 quilos de maconha, entre prensada e do tipo capulho. O suspeito conseguiu escapar.
Ainda no mesmo dia, foram apreendidos medicamentos de uso controlado ocultos sob o banco de um ônibus da linha Foz do Iguaçu–São Paulo. No compartimento, os agentes encontraram sete ampolas de Tirzepatida e dez de Durateston, introduzidas irregularmente no país.
Todo o material apreendido foi encaminhado aos órgãos competentes para os procedimentos legais cabíveis. As ações integram o esforço permanente de repressão aos crimes transfronteiriços na região da tríplice fronteira.