A Polícia Militar de Goiás (PMGO) fechou, neste domingo (9), um abatedouro clandestino de cavalos na zona rural do Bairro da Lapa, região Sul de Anápolis. A operação foi deflagrada após moradores denunciarem a movimentação suspeita no local e a presença de urubus, o que levantou a suspeita de animais mortos na área.
Policiais do Batalhão Rural, em parceria com a Polícia Civil e fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, encontraram aproximadamente 40 equinos em condições de extrema precariedade. Segundo a corporação, os animais estavam sem acesso a água, alimentos e qualquer estrutura que garantisse sua sobrevivência.
Testemunhas relataram que a carne dos cavalos era vendida para a produção de hambúrguer em estabelecimentos comerciais da cidade. No local, os agentes apreenderam luvas, botas, baldes, além de uma mesa usada para o manuseio da carne. Também foram encontrados vísceras, couros e restos de animais queimados.
O responsável pelo abatedouro não foi localizado inicialmente, mas um homem de 63 anos, identificado como suposto transportador das carnes, foi detido. Após diligências, a PM encontrou o proprietário do espaço, que alegou ter arrendado a área e afirmou desconhecer as atividades ilegais.
Os suspeitos foram presos, e os cavalos resgatados foram encaminhados para uma chácara da Prefeitura de Anápolis. Alguns dos animais apresentavam ferimentos nas patas e nos olhos. Exames veterinários serão realizados, e os laudos serão enviados à Polícia Civil de Goiás, que segue investigando o caso.