Prever o tempo é uma ciência com séculos de existência. Obviamente, há décadas não existiam os meios disponíveis hoje em dia. Se recuarmos muito no tempo, vamos encontrar adivinhação e correlação na previsão do tempo, bem afastadas da ciência – quase – exata de que falamos nos nossos dias.
O clima não é uma questão de “dorzinha no joelho” ou “dedo salivado no ar”, ainda que muitas pessoas usem “técnicas” e táticas antigas, para fazerem as previsões do tempo, achando que são dados inquestionáveis.
Os dados meteorológicos
Fazer uma correta previsão do clima e do tempo é uma ciência, que exige a leitura de mapas, a informação dos satélites, estações meteorológicas, bóias e uma extensa combinação de dados e parâmetros meteorológicos. Não estamos falando apenas de temperaturas máxima ou mínima: uma previsão do tempo elaborada por especialistas leva a um conjunto de dados climatéricos bem mais abrangentes.
Se estivermos falando, por exemplo, da previsão do tempo sp, vamos considerar, numa primeira análise, as temperaturas mínima e máxima. Podem ser estes os dados que mais importam, para a maioria das pessoas, mas, em função de outras necessidades, existem dados igualmente importantes, tais como:
-
A pressão atmosférica;
-
A velocidade do vento;
-
A percentagem de humidade relativa
Isto apenas como dados mais importantes, em uma previsão do tempo feita por especialistas.
Quanto menor, melhor
Neste caso, estamos falando de tempo – o tempo cronológico. Ou seja, quanto menor o espaço de tempo, melhor a previsão do tempo. Se estiver olhando a previsão do tempo para amanhã ou para os próximos dois dias, esta será mais correta do que uma previsão para daqui a um mês. Mesmo que seja uma previsão do tempo elaborada por especialistas.
Isto porque, são os dados recolhidos em um prazo de tempo diminuto que fazem uma antevisão mais acertada, do que a leitura de dados para prazos mais extensos.
Para se fazer uma previsão do tempo acertada é necessário, não só a presença de um meteorologista, como também de parâmetros atmosféricos corretos.