Quando falamos sobre sistemas operacionais, podemos considerá-los em duas categorias: aqueles que funcionam em smartphones e os que são exclusivos dos computadores de mesa. No primeiro exemplo, temos Android e iOS. No segundo, destacam-se Windows e macOS.
Um sistema operacional pouco considerado (mas altamente eficaz) é o Ubuntu, o qual trabalha em máquinas com núcleo Linux. Apesar de ser menos popular do que os outros OS (“Operating System”), ele carrega vantagens próprias que levam à sua procura por usuários.
Considerando o uso do Ubuntu e do Linux, é interessante conhecer ferramentas que melhorem a sua qualidade de uso e ajudem a resolver problemas. Nesse texto nós vamos nos focar na recuperação de dados do Linux e demais situações do dia a dia de quem o usa!
O que fazer ao perder dados do Linux?
Infelizmente a perda de dados é algo comum a qualquer sistema operacional e dispositivo eletrônico. Seja por falha humana ou erro técnico da máquina, a qualquer momento seus arquivos importantes podem deixar de existir, o que causa uma série de problemas.
Diante desse cenário, é normal ficar nervoso, considerando possíveis prejuízos de tempo e dinheiro. Mesmo assim, é preciso aplicar a calma e considerar que existem soluções para recuperar dados no Linux, independentemente de qual tenha sido a causa da perda.
Respire fundo e tente exercitar a tranquilidade. Em seguida, confira se não existe um backup dos arquivos em alguma partição externa. Caso uma cópia não exista, a solução seguinte é considerar programas que recuperam dados do Linux e demais problemas associados.
5 programas para recuperar dados do Linux
1 – Wondershare Recoverit
O Wondershare Recoverit é um programa para computadores com variadas ferramentas de recuperação de dados, incluindo aqueles presentes em máquinas com núcleo Linux. Ao todo o software é compatível com mais de 1000 formatos de arquivos e 2000 dispositivos.
Embora diversos tipos de problemas possam ser resolvidos com o Recoverit, dentre suas ferramentas existe uma exclusivamente dedicada ao Linux. Esse direcionamento ajuda para que dados específicos do sistema possam ser recuperados de maneira rápida e segura.
Recoverit é um software pago, mas também está disponível em uma versão gratuita para testes. Ele serve tanto para usuários com experiência, quanto para aqueles que não resolvem problemas dessa natureza com frequência, mesclando complexidade e simplicidade.
2 – R-Linux
R-Linux é um software de recuperação de dados para PC com núcleo Linux. Ele está disponível para computadores que utilizam Windows e Ubuntu (o sistema operacional de máquinas com Linux), sem quaisquer diferenças entre ferramentas e tarefas executadas.
Entre suas funções está a recuperação de arquivos removidos por vírus, queda de energia, formatação de partições e demais problemas técnicos dos computadores, incluindo danos físicos. Sua interface é similar a do Windows, exigindo alguns conhecimentos aprofundados.
3 – Disk Drill
O Disk Drill é um programa de recuperação de dados do Linux, embora essa função não seja tão conhecida. O software também funciona para a mesma tarefa em computadores com os sistemas operacionais Windows e macOS (o OS dos computadores da marca Apple).
4 – EaseUS Data Recovery Wizard
O programa de recuperação de dados do EaseUS serve para resgatar arquivos perdidos, deletados ou corrompidos em diferentes tipos de partições e dispositivos eletrônicos. É possível recuperar arquivos que estavam em disco rígido ou em HDs externos, por exemplo.
Embora o software funcione para a recuperação de dados do Linux, ele é mais conhecido por sua compatibilidade com Windows e macOS. EaseUS está disponível em uma versão gratuita e uma versão paga, com a segunda oferecendo mais ferramentas e opções de recuperação.
5 – Extundelete
Fechando a lista está Extundelete, a opção menos conhecida das 5 listadas nesse texto. Ao contrário das outras, ela funciona exclusivamente em computadores com núcleo Linux, possibilitando a recuperação de dados e arquivos perdidos pelos mais diferentes motivos.
O que fazer para não perder dados do Linux?
Assim que o seu problema de dados perdidos tenha sido resolvido, é interessante que considere dicas para que isso não volte a acontecer. Embora alguns dos programas listados permitam a recuperação fácil de dados do Linux, essa é uma situação que deve ser evitada.
O primeiro passo é se acostumar a realizar backups frequentes dos seus dados, seja em dispositivos externos, na nuvem ou na própria memória da máquina. Essa dica possibilita que dados perdidos possam ser encontrados nas pastas e partições onde estão suas cópias.
Por fim, é muito importante proteger o computador pessoal (ou da empresa) de ataques de vírus e demais malwares, os quais podem apagar dados importantes. Nesse caso, o usuário deve utilizar a cautela e jamais clicar em links desconhecidos, a fim de evitar transtornos.
Considerando o rápido avanço das novas tecnologias, mesmo usuários mais experientes podem aprender com dicas simples para a recuperação de dados do Linux e demais problemas em computadores. Com calma e dedicação, esses obstáculos são superados!