Você sabia que não tem problema deixar seu smartphone carregando a noite inteira? Esse é um dos mitos sobre os smartphones que listamos neste artigo. Confira!
Assim como outros aparelhos eletrônicos, também existem mitos sobre os smartphones e seu uso. Enquanto algumas afirmações podem ter algum fundo de verdade, boa parte não passa de considerações errôneas.
O mais comum é encontrar mitos e dúvidas sobre o carregamento, bateria ou perda de dados ao realizar restaurações.
Nos próximos tópicos, apresentamos 5 mitos sobre os smartphones que você não deve levar tão a sério!
1. Se der “reset” para desbloquear o celular, perderá todos os seus dados
Antes de explicar o porquê esses mitos sobre os smartphones não são verdadeiros, é preciso dizer que esse recurso é viável com programas específicos.
Se você possui um iPhone, ainda não existem soluções oficiais de remoção do bloqueio de tela sem a perda de dados. Em algumas versões do iOS, pode-se utilizar truques de desbloqueio que não são oficializados e funcionam como uma “falha” no sistema.
Por isso, é extremamente necessário manter todas as suas informações guardadas no iTunes, iCloud ou outro serviço de armazenamento de dados. Na pior das hipóteses, será possível recuperar seus dados por meio dessas ferramentas.
Entretanto, seja para iPhone ou Android, tem-se como desbloquear seu celular com pin bloqueado e não comprometer suas informações.
Isto porque existem softwares de programas especializados na restauração do sistema com recuperação de dados. Dessa forma, as duas ações são realizadas para que todas as suas informações sejam mantidas após o “reset” do aparelho.
Um exemplo dessa ferramenta está no aplicativo Dr.Fone da Wondershare, compatível com iOS, Android e Windows Phone.
2. Esperar a bateria descarregar por completo
Esse talvez seja um dos mitos sobre os smartphones mais difundidos e aceitos por todos.
Antigamente, a bateria da maioria dos celulares era de níquel/níquel-cádmio e era necessário deixar o aparelho carregando por pelo menos 12 horas ininterruptas.
Naquela época, as baterias eram enormes e realmente precisam de mais tempo para carregar 100%. Por outro lado, as baterias para smartphones tem evoluído cada vez e passaram a utilizar íons de lítio em sua composição.
Basta colocar o smartphone para carregar quando for indicado pelo sistema.
3. Se esquecer a senha do iPhone, ficarei sem as minhas mídias ao restaurá-lo
Como mencionado anteriormente, o iPhone não possui uma forma oficializada pela Apple para recuperação de senha do aparelho sem a perda de dados.
Entretanto, esse é mais um dos mitos sobre os smartphones que não se deve acreditar. Se você esquecer a senha do iPhone, mas não quiser utilizar os métodos que podem acarretar na perda de informações, existem soluções!
Além de levar o seu smartphone para uma central de atendimento autorizada, já existem softwares que permitem fazer reparos por conta própria, na sua casa.
Ao usar programas como o Wondershare Dr.Fone, pode-se até mesmo recuperar a senha de backup do iTunes sem senhas. Confira os tipos de bloqueio que podem ser removidos com esse programa:
- Face ID, Touch ID or Apple ID.
- Senha de tempo de tela.
- Senha padrão, PIN ou impressões digitais.
Por isso, antes de se desesperar e perder todos os seus arquivos e mídias, experimente ferramentas como essa. É certo de que você terá acesso aos seus dados com segurança e rapidez.
4. Deixar o celular carregando a noite toda pode prejudicar a bateria
Existem muitos mitos sobre os smartphones e o uso da bateria, e essa ocasião não podia ser diferente.
Para a maioria dos usuários, deixar o aparelho carregando a noite toda depois de atingir 100% pode ser prejudicial. Seja porque a bateria estaria puxando mais energia do que seria preciso para si ou estaria ficando “viciada”.
A realidade é que esse é mais um mito adquirido dos antigos celulares, que precisam de muito mais tempo de carga. Com o uso de novas tecnologias para carregar dispositivos móveis, existe um sensor embutido nas baterias para evitar a sobrecarga de energia.
Dessa forma, ao atingir a marca de 100%, o sensor é ativado e não permite que a bateria receba mais energia do que o necessário.
Você pode deixar seu celular carregando a noite toda sem nenhuma preocupação, sabendo que isso, de maneira nenhuma, afeta o desempenho do smartphone!
5. Wi-Fi ligado consome mais a bateria do celular
Mais um dos mitos sobre os smartphones é no consumo de bateria por deixar o Wi-Fi ligado o tempo todo.
Nesse caso, o Wi-Fi assume a função de um aplicativo comum e não teria tanto impacto na preservação da bateria. É certo de que alguma porcentagem da bateria será consumida, mas nada que prejudique diretamente o seu desempenho.
Assim, se você deseja saber truques para economizar a energia da bateria, é recomendado acessar as informações do próprio aparelho. Nas configurações, é possível gerenciar o uso de aplicativos e outras funções no dispositivo.
Mitos e verdades
Agora que você já conhece alguns dos mitos sobre os smartphones, procure utilizar as funções do seu aparelho da melhor forma possível!
Cada modelo de celular possui recursos que podem facilitar muito o seu dia a dia, se forem usados da maneira correta.