Menu
Mundo

Wuhan teve 10 vezes mais infectados por Covid do que diz balanço oficial, mostra estudo

A Covid-19 foi detectada no fim do ano passado na cidade de 11 milhões de habitantes do centro da China, que foi colocada em quarentena

Redação Jornal de Brasília

30/12/2020 10h35

Foto: Reprodução/AFP

O número de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus em Wuhan, cidade chinesa considerada a origem da pandemia, teria sido dez vezes superior ao balanço oficial anunciado até o momento pelas autoridades de Pequim, de acordo com um estudo do Centro Chinês para o Controle e a Prevenção de Doenças.

A Covid-19 foi detectada no fim do ano passado na cidade de 11 milhões de habitantes do centro da China, que foi colocada em quarentena durante 76 dias a partir de de janeiro de 2020.

De acordo com testes sorológicos realizados em abril, após o pico da epidemia, 4,43% dos habitantes de Wuhan tinham anticorpos, o que significa que o organismo delas reagiu à presença do vírus.

Isso significa que, em proporção à população de Wuhan, quase 480 mil pessoas foram contaminadas, ou seja, dez vezes mais do que o balanço de 50 mil casos divulgado até o momento pelas autoridades.

A diferença se deve talvez a uma “subestimação dos casos durante o caos entre o fim de janeiro e o início de fevereiro, quando muitas pessoas não foram submetidas a testes, ou porque estes não eram confiáveis”, disse Huang Yanzhong, especialista de saúde pública do Council on Foreign Relations, um centro de estudos americano.

Wuhan é a cidade mais afetada da China pelo vírus, que deixou em todo o país 4.634 mortos, segundo o balanço oficial, sendo quase 4.000 nesta localidade.

Em agosto, reportagem publicada pelo New York Times revelou que um relatório interno da CIA, o serviço de inteligência dos EUA, produzido em junho, mostrou que o governo chinês em Pequim não foi informado da verdadeira gravidade do surto inicial de coronavírus na cidade.

AFP

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado