Menu
Mundo

Wuhan faz festa para comemorar fim de confinamento após 76 dias de quarentena

Moradores podem sair sem necessidade de autorização, desde que instalem aplicativo de monitoramento nos celulares

Redação Jornal de Brasília

08/04/2020 9h17

A cidade de Wuhan, na China, foi reaberta nesta quarta-feira (8). Após 76 dias de isolamento total da cidade, um show foi realizado em comemoração ao fim do confinamento. Entretanto, o alerta para evitar uma nova propagação do vírus continua.

O líder do comunista Xi Jinping concedeu o título de cidade heroica a Wuhan. Durante a comemoração pelo fim da quarentena, diversas imagens animadas de profissionais de saúde ajudando pacientes foram projetadas nos arranha-céus da cidade.

Wuhan, que é capital da província de Hubei, reabriu o aeroporto local, as estações de trem e as rodovias. Além disso, agora os moradores podem sair sem a necessidade de autorização, desde que estejam em posse de aparelhos celulares.

Os habitantes são obrigados  a instalar um aplicativo de smartphone que permite o rastreamento de dados e vigilância governamental. Medida necessária para manter a cidade sob alerta de uma possível segunda onde de contaminação. O aplicativo informa se o usuário está saudável e não esteve em contato recente com ninguém com teste positivo para a Covid-19. As empresas locais continuam aferindo a temperatura dos funcionários.

Os pesquisadores da China, Estados Unidos e Reino Unido afirma que “sem a restrição de viagens sobre Wuhan e a resposta de emergência nacional teria havido mais de 700 mil casos confirmados da Covid-19 fora de Wuhan”.

 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado