Menu
Mundo

Vaticano emite documento defendendo o conceito de ‘ecologia integral’

Ao longo de mais de 200 recomendações, o pontificado sugere medidas práticas a serem tomadas pelos cristãos no combate ao aquecimento global e afirma que “não se pode defender a natureza se não se defende todo ser humano”

Redação Jornal de Brasília

19/06/2020 16h24

Pope Francis waves from the balcony of St Peter’s basilica during the traditional “Urbi et Orbi” Christmas message to the city and the world, on December 25, 2019 at St Peter’s square in Vatican. (Photo by Alberto PIZZOLI / AFP)

O Vaticano publicou na quinta-feira, 18, o documento interdicasterial “A caminho dos cuidados da casa comum”, no qual coloca como questão central para a Igreja Católica o conceito de “ecologia integral”. “Não há crises separadas, mas uma única e complexa crise sócio-ambiental que requer uma verdadeira conversão ecológica”, afirma o papa Francisco no texto, que serve de orientação para as ações dos católicos.

A publicação foi escrita antes da pandemia do novo coronavírus, como celebração do quinto aniversário da Encíclica Laudato si, a 298ª emitida na história da Igreja Católica e publicada em 18 de junho de 2015. O texto foi redigido pela Mesa Interdicasterial da Santa Sé sobre ecologia integral, da qual fazem parte instituições ligadas à Santa Sé, algumas Conferências Episcopais e organismos católicos.

Ao longo de mais de 200 recomendações, o pontificado sugere medidas práticas a serem tomadas pelos cristãos no combate ao aquecimento global e afirma que “não se pode defender a natureza se não se defende todo ser humano”. A recomendação dialoga com o conceito de “pecado contra a vida humana” que o papa Francisco defende desde o final do ano passado.

Ainda de acordo com o texto, a família católica teria papel central na disseminação desses valores. No documento, a instituição familiar seria “um lugar educativo privilegiado onde se aprende a respeitar o ser humano e a Criação” e, por isso, o governos deveriam “promover políticas inteligentes para o desenvolvimento familiar”.

A Mesa Interdicasterial da Santa Sé também atenta para o desperdício de alimentos, a preservação da água, a promoção da saúde, a preocupação com sustentabilidade e outras diretrizes para evitar a degradação do planeta Terra, chamado de “casa comum”. “O compromisso com o cuidado da casa comum é parte integrante da vida cristã”, afirma.

Estadão Conteúdo 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado