Menu
Mundo

Vantagens do escritório de advocacia virtual

Jornal de Brasília

16/08/2019 15h34

Estrutura física própria, mobiliário de primeira linha e diversos sócios não são a única realidade de quem atua na advocacia. Os tempos mudaram e a tecnologia modificou bastante o modus Estrutura operandi do advogado. Hoje o profissional pode contar com um escritório virtual e realizar todas as suas tarefas independentemente de um espaço físico.

A advocacia virtual pode ser excelente para profissionais que estão começando, ou ainda, para aqueles que querem reinventar a própria carreira com mais flexibilidade e praticidade. Seja para o advogado iniciante ou para o advogado que já possui experiência, o escritório de advocacia virtual pode ser um modelo interessante tanto para se desenvolver profissionalmente, quanto para otimizar os custos e potencializar os lucros.

Esse modelo também é interessante tanto para o advogado autônomo quanto para uma sociedade de advogados.

Para quem deseja migrar de um trabalho em escritório físico para um escritório virtual é preciso estar atento, já que essa mudança requer um processo de adaptação. Antes de dar os primeiros passos, é preciso analisar se os processos internos e práticas estão bem definidos. Além disso, é essencial entender a necessidade dos clientes e avaliar em que medida recursos virtuais podem atender essa demanda.

A boa notícia, no entanto, é que o escritório de advocacia virtual oferece diversos benefícios que podem ser bastante interessantes para quem quer alavancar a própria carreira e otimizar o faturamento do próprio escritório.

Vantagens do escritório de advocacia virtual

A realidade da advocacia vem se transformando bastante. A figura do advogado, austero, litigante e preso a uma estrutura robusta está cada dia mais em desuso. Hoje o profissional precisa ser mais dinâmico, focando-se em oferecer resultados e uma boa experiência para o seu cliente. Nesse sentido, um escritório de advocacia virtual oferece vantagens não apenas para o profissional, como também para o próprio cliente que não precisa se deslocar para uma reunião e pode se comunicar com seu advogado de forma mais ágil.

Gestão de documentos e informações com a máxima eficiência

Em um escritório de advocacia virtual, naturalmente, não existe espaço para grandes arquivos físicos. O armazenamento de documentos é feito de forma digital e tudo pode ser acessado através de poucos cliques. Usando um software jurídico, é possível armazenar em um único sistema documentos, dados e informações diversas. A vantagem desse sistema é que o advogado consegue localiza-los com muito mais rapidez, o que garante a agilidade na execução do trabalho. 

Mobilidade e versatilidade

Com um escritório de advocacia virtual, o advogado pode acessar qualquer informação ou dado sobre um cliente ou determinado processo, mesmo que esteja a distância. Basta que para isso ele tenha um sistema digital que é viabilizado por um software para escritório de advocacia, especialmente aqueles que tenham versão mobile.

Assim, é possível usar o tempo em deslocamento para uma audiência para conferir detalhes do processo e se preparar melhor para a representação do cliente. Como é possível ter o escritório na palma das mãos, usando dispositivos como um smartphone ou um tablet conectados à internet, o advogado tem mais versatilidade na sua rotina e pode conciliar outras atividades que envolvem não apenas o profissional, como também o pessoal. Isso garante mais equilíbrio entre a vida e o trabalho, trazendo maior satisfação.

Otimização de despesas e lucros

Todo advogado sabe que uma estrutura física custa caro. Hoje, principalmente nos grandes centros, um aluguel comercial pode atingir valores altíssimos, o que acaba comprometendo o faturamento de muitos escritórios. Eliminando gastos com uma estrutura física, o advogado pode otimizar suas despesas e ter mais lucros a partir do seu trabalho. Isso também permite que ele crie facilidades para clientes em termos de cobrança de honorários, gerando mais satisfação e até fidelização aos serviços.

Praticidade para o profissional e para o cliente

Poder trabalhar de qualquer lugar é um privilégio que antes não existia na advocacia. Hoje, graças aos recursos de vídeo conferência, é possível fazer reuniões a distância, sem que seja necessário o deslocamento do advogado ou do cliente. Além disso, usando recursos como o WhatsApp é possível se comunicar de forma eficiente, enviando arquivos de foto e texto sem que seja necessária a elaboração de e-mails para uma comunicação mais simples e ágil.

Com os recursos tecnológicos é possível criar uma estrutura eficiente e ao mesmo tempo enxuta de um escritório de advocacia. Por meio de um escritório virtual, o advogado realiza os mesmos serviços, porém, tem condições de agregar praticidade, dinamismo, baixo custo e agilidade ao seu dia a dia.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado