Menu
Mundo

Vacina de Oxford contra covid-19 pode estar disponível ainda em 2020

“A meta do final do ano para ter a vacina disponível é uma possibilidade, mas não há absolutamente certeza sobre isso”, afirmou a cientista Sarah Gilbert

Redação Jornal de Brasília

21/07/2020 12h01

A possível vacina da Universidade de Oxford contra a Covid-19 pode estar disponível até o final deste ano, segundo a principal desenvolvedora. A declaração foi dada nesta terça-feira (21). A vacina experimental, licenciada pela empresa farmacêutica AstraZeneca, produziu resposta imune em ensaios clínicos de estágio inicial.

No entanto, não há certeza de que isso vai ocorrer. “A meta do final do ano para ter a vacina disponível é uma possibilidade, mas não há absolutamente certeza sobre isso, porque precisamos que algumas coisas aconteçam”, disse a cientista Sarah Gilbert à Rádio BBC.

Sarah disse que é preciso demonstrar que a vacina funciona em testes em estágio avançado, que é necessária a fabricação de doses em larga escala e que os órgãos reguladores precisam licenciar a vacina rapidamente para uso emergencial.

“Todas essas três coisas têm que acontecer e se juntarem antes que possamos começar a ver uma grande quantidade de pessoas vacinadas”, disse ela.

Ainda não há vacina aprovada contra a Covid-19 no mundo. Há cerca de um mês, a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que a da AstraZeneca é uma das principais candidatas, mas, nesta segunda, alertou que ainda há “um longo caminho a percorrer” na busca pela imunização.

Com Reuters

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado