Menu
Mundo

Vacina da Pfizer/BioNtech foi aprovada sem precipitação, garante agência

Para ganhar tempo, a agência recorreu a ensaios sobrepostos e a “revisões contínuas” em seu processo de decisão

Redação Jornal de Brasília

02/12/2020 7h40

O órgão regulador independente do setor de medicamentos do Reino Unido afirmou, nesta quarta-feira (2), que não houve qualquer precipitação em sua recomendação de aprovar o uso da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Pfizer/BioNTech.

Para ganhar tempo, a agência recorreu a ensaios sobrepostos e a “revisões contínuas” em seu processo de decisão, mas todos os protocolos de segurança foram respeitados, garantiu a diretora-executiva da Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos Sanitários (MHRA, na sigla em inglês), June Raine, em entrevista coletiva.

Reino Unido é 1o país do mundo a aprovar vacina contra covid-19

O Reino Unido se tornou o primeiro país do mundo a autorizar a vacina contra a covid-19, dos laboratórios americano Pfizer e alemão BioNTech, a qual estará disponível a partir da “próxima semana” – anunciaram autoridades britânicas nesta quarta-feira (2).

“O governo aceitou hoje (quarta) a recomendação da Agência Independente de Regulamentação de Medicamentos e Produtos Sanitários (MHRA) de aprovar o uso da vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech”, declarou um porta-voz do Ministério da Saúde, acrescentando que “a vacina estará disponível em todo Reino Unido a partir da próxima semana”.

“O Reino Unido é o primeiro país do mundo a dispor de uma vacina aprovada clinicamente”, celebrou o ministro da Saúde, Matt Hancock, no Twitter.

O sinal verde das autoridades britânicas “é resultado de meses de ensaios clínicos rigorosos e de uma análise profunda dos dados por parte de especialistas da MHRA, que concluíram que a vacina respondia às normas estritas de segurança, qualidade e eficácia”, disse o porta-voz da pasta.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado