Siga o Jornal de Brasília

Mundo

URGENTE: Polonesa Olga Tokarczuk e austríaco Peter Handke vencem o Nobel de Literatura 2018 e 2019

O Nobel de 2019 foi concedido a Handke por uma obra “repleta de ingenuidade linguística que explora a periferia e a singularidade da experiencia humana”

Publicado

em

Publicidade

A escritora polonesa Olga Tokarczuk é a vencedora do prêmio Nobel de Literatura de 2018 e o romancista austríaco Peter Handke foi laureado com o Nobel de 2019, anunciou a Academia Sueca.

Tokarczuk foi premiada por “sua imaginação narrativa que, com uma paixão enciclopédica, simboliza a passagem de fronteiras como forma de vida”, afirmou o secretário da Academia Sueca, Mats Malm.

O Nobel de 2019 foi concedido a Handke por uma obra “repleta de ingenuidade linguística que explora a periferia e a singularidade da experiencia humana”.

Nobel cancelado em 2018

A entrega do prêmio de Literatura foi cancelada no ano passado após o fotógrafo franco-sueco Jean-Claude Arnault, que administrava uma fundação cultural que recebia fundos da Academia, ter sido acusado de estupro. Ele era casado com a poeta Katarina Frostenson, que é membro da academia.

Publicidade

O fotógrafo também foi acusado de vazar nomes de vencedores do Nobel de Literatura. A fundação Nobel cancelou a premiação do troféu literário em 2018 e anunciou, em março deste ano, que a premiação de 2019 seria em dobro.

A Academia Sueca, criada em 1786 para salvaguardar a língua sueca, escolhe somente o vencedor do Nobel de Literatura. Outras instituições acadêmicas do país selecionam os vencedores de campos da ciência. Um comitê norueguês escolhe o vencedor do Nobel da Paz.


Você pode gostar
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *