Menu
Mundo

Update Coronavírus: Espanha aprova estado de emergência; Itália impõe restrições

Na Rússia, o número de casos de covid-19 ultrapassou 1,5 milhão neste domingo, com 16.170 novas infecções

Redação Jornal de Brasília

25/10/2020 13h50

An Italian Finance guard (Guardia di Finanza) conducts control and gives indications to drivers at a check-point at the entrance of the small town of Zorlesco, southeast of Milan, on February 24, 2020, situated in the red zone of the COVID-19 the novel coronavirus outbreak in northern Italy. – Italy, the country with the most confirmed cases in Europe, reports its fifth death and the number of people contracting the disease continues to mount, with 219 people now testing positive. (Photo by Miguel MEDINA / AFP)

A Espanha declarou um segundo estado de emergência nacional neste domingo, impondo um toque de recolher em todo o país, exceto nas Ilhas Canárias, entre 23 horas e 6 horas. Em discurso televisionado, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, disse que a medida entra em vigor na noite de hoje e visa conter o ressurgimento das infecções por coronavírus.

A Espanha se tornou nesta semana o primeiro país europeu a ultrapassar 1 milhão de casos de covid-19 oficialmente registrados. Contudo, Sánchez admitiu na sexta-feira, 24, em um discurso transmitido pela televisão nacional, que o número real pode ser superior a 3 milhões, devido a lacunas nos testes e outros fatores.

“A realidade é que a Europa e a Espanha estão imersas em uma segunda onda da pandemia”, disse Sánchez neste domingo, após reunião com seu gabinete. Ele informou ainda que pedirá ao Parlamento, nesta semana, para prorrogar o estado de emergência por seis meses, até maio.

A Itália também impôs novas medidas de restrição à circulação de pessoas hoje para conter o avanço da covid-19. O primeiro-ministro do país, Giuseppe Conte, assinou um decreto que prevê o fechamento de academias, piscinas e cinemas por pelo menos um mês, a partir de segunda-feira, 26. Também haverá um toque de recolher antecipado em cafés e restaurantes. “Nosso objetivo é proteger a saúde e a economia”, disse Conte. Um dia antes, a Itália ultrapassou meio milhão de casos confirmados de coronavírus.

Na Rússia, o número de casos de covid-19 ultrapassou 1,5 milhão neste domingo, com 16.170 novas infecções. O total de infectados é o quarto maior do mundo. A força-tarefa do governo para o coronavírus também contabiliza mais de 26.000 mortes. Apesar da escalada, as autoridades russas vêm rejeitando repetidamente a ideia de uma segunda quarentena, depois de a maioria das restrições relacionadas ao coronavírus terem sido suspensas durante o verão. Várias regiões, entretanto, fecharam boates e limitaram o horário de funcionamento de restaurantes e bares.

Na Austrália, um surto de covid-19 no norte de Melbourne levou as autoridades de saúde a adiar qualquer afrouxamento das restrições para conter a pandemia. Na Índia, uma temporada de festivais hindus está levantando temores de que uma nova onda possa levar a retrocessos no combate ao vírus. Fonte: Associated Press

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado