Menu
Mundo

União Europeia aprova, e Brexit é adiado para 31 de outubro

Redação Jornal de Brasília

10/04/2019 20h43

REUTERS/Toby Melville

A União Europeia acatou o pedido da primeira-ministra britânica, Theresa May, e extendeu novamente o prazo de aprovação de um plano de saída do Reino Unido pelo Parlamento do país. O novo prazo é até 31 de outubro. May havia solicitado adiamento até o final do ano, mas se tranquilizou com a decisão. Pelo Twitter, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, confirmou a decisão.

O prazo atual venceria já na próxima sexta-feira, 12. Antes, os europeus já haviam adiado prazo que teria vencido em 29 de março e fora definido há três anos. Com a medida, May poderá voltar a Londres com uma vitória, mas isso não significa que um acordo aprovado sobre uma saída menos dolorosa do Reino Unido da União Europeia está garantido, de acordo com os debates recentes no Parlamento britânico.

Entenda o Brexit

Brexit é uma abreviação para “British exit” (“saída britânica”, na tradução literal para o português). Esse é o termo mais comumente usado quando se fala sobre a decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia. A União Europeia é formada 28 países europeus que praticam livre comércio entre si e facilitam o trânsito de seus nacionais para trabalhar e morar em qualquer parte do território. O Reino Unido se tornou parte da União Europeia em 1973.

No dia 23 de junho de 2016, os britânicos foram perguntados, durante um referendo, se o Reino Unido deveria permanecer ou deixar a União Europeia. 52% disse que sim, o país deveria deixar o bloco. 48% votou não. A saída havia sido agendada para o dia 29 de março, depois adiada para o dia 12 de abril, e agora para 31 de outubro de 2019.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado