Menu
Mundo

Trump pede orações por sucesso do novo governo, mas diz que seu movimento ‘apenas começou’

Trump ficou semanas dizendo que não reconhecia a derrota nas urnas e demorou a admitir que teria de deixar o cargo

Redação Jornal de Brasília

19/01/2021 18h16

(Photo by Brendan Smialowski / AFP)

São Paulo, SP

O presidente Donald Trump divulgará um vídeo nesta terça (19), às 18h (hora de Brasília) com uma mensagem de despedida. Antes disso, a Casa Branca divulgou alguns trechos de sua fala.

“Esta semana, começa uma nova administração e rezemos pelo seu sucesso em manter a América segura e próspera”, diz Trump no vídeo, sem citar Joe Biden, o novo presidente.

Até hoje, não cumprimentou Biden pelo resultado. Trump ficou semanas dizendo que não reconhecia a derrota nas urnas e demorou a admitir que teria de deixar o cargo. Ele tentou mudar o resultado da votação ao longo de dois meses, e só parou depois que seus apoiadores invadiram o Congresso dos EUA.

A incitação à esta invasão motiva um processo de impeachment contra Trump, aprovado na Câmara e à espera de análise no Senado, que deverá ocorrer após ele deixar o poder.

“Agora, enquanto me preparo para passar o poder para um novo governo ao meio-dia de quarta-feira, quero que vocês saibam que o movimento que nós iniciamos está apenas começando”, acrescentou Trump, em um sinal de que pretende seguir ativo politicamente.

Em outro trecho, Trump disse estar “especialmente orgulhoso de ser o primeiro presidente em décadas que não se envolveu em novas guerras”.

O republicano vive suas últimas horas no cargo. A posse de Joe Biden está marcada para 14h (hora de Brasília) desta quarta-feira (20). Trump disse que não participará da cerimônia, quebrando uma tradição centenária que simboliza a troca pacífica de poder.

As informações são da Folhapress

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado