Menu
Mundo

Trump pede a grupo de extrema direita que deixe a polícia ‘fazer seu trabalho’

O Proud Boys se descreve como um clube de “chauvinistas ocidentais”, mas foi categorizado pela entidade sem fins lucrativos Southern Poverty Law Center como um grupo de ódio

Redação Jornal de Brasília

30/09/2020 18h49

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, respondeu nesta quarta-feira, 30, à polêmica sobre sua recusa em denunciar os supremacistas brancos durante o debate de terça-feira com o democrata Joe Biden e pediu aos grupos de extrema direita que se afastem e deixem a polícia “fazer seu trabalho”.

“Afastem-se, deixem as forças de ordem trabalharem”, declarou Trump sobre o assunto a jornalistas na Casa Branca.

Nesta quarta-feira, o candidato democrata denunciou o grupo de direita que Trump mencionou no debate, dizendo: “Minha mensagem ao Proud Boys e a qualquer outro grupo de supremacistas brancos é: parem e desistam”. “O povo americano decidirá quem é o próximo presidente. Ponto final”, acrescentou Biden.

Durante o debate, Trump pediu aos ativistas do Proud Boys para “recuar e ficar de prontidão”, provocando o receio de os estar incentivando a agir como monitores eleitorais informais.

O Proud Boys se descreve como um clube de “chauvinistas ocidentais”, mas foi categorizado pela entidade sem fins lucrativos Southern Poverty Law Center como um grupo de ódio.

O grupo, formado apenas por integrantes masculinos, celebrou nas redes sociais a fala de Trump no debate. Começando já na terça-feira à noite e continuando por toda quarta-feira, as redes sociais foram inundadas de memes, incluindo um que mostrava Trump com uma das camisas pólo exclusivas dos Proud Boys.

Outro meme mostrou a citação de Trump ao lado de uma imagem de homens barbudos carregando bandeiras americanas e aparentemente prontos para um confronto. Um terceiro meme incorporou a frase: “Stand back and stand by” no logotipo do grupo.

Essas e outras imagens foram espalhadas com velocidade pela rede Parler e também em canais do Telegram, segundo pesquisadores. Um importante apoiador do Proud Boys no Parler disse que Trump parecia ter dado permissão para ataques a manifestantes, acrescentando que “isso me deixa muito feliz”. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado