Menu
Mundo

Trump ordena ataque à Síria em resposta a suposto uso de armas químicas

Agência Estado

13/04/2018 22h43

Reuters/Lpsos Poll

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou, na noite desta sexta-feira (13), ataques de precisão a alvos na Síria. A ação militar tem apoio da França e do Reino Unido e tem por objetivo dissuadir o suposto uso de armas químicas pelo regime de Bashar al-Assad, chamado de ditador pelo chefe de Estado norte-americano.

“Assad implantou de modo significativo o de armas químicas de modo muito terrível”, afirmou Trump. “O uso de armas químicas pela Síria denota crimes monstruosos de Assad. Hoje, os EUA, a Grã-Bretanha e a França vão juntos utilizar o poder justo contra a barbárie e a brutalidade de Assad”, complementou, em pronunciamento.

A autorização dos ataques ocorre uma semana após relatos de ONGs da Síria de um ataque químico a civis na cidade de Douma, reduto rebelde próximo de Damasco. Ao menos 70 pessoas teriam morrido na ação, cuja autoria foi negada pelo presidente Assad.

Trump também pediu ao Irã e à Rússia que deixem de apoiar um regime que causa “assassinato em massa de homens, mulheres e crianças inocentes”. Teerã e Moscou são os dois maiores apoiadores do governo Assad e já haviam levantado desconfiança sobre a autoria do ataque.

O presidente americano ressaltou ainda que os ataques ocorrerão “até que o regime sírio deixe de utilizar armas químicas contra civis”. “Sustentaremos esta ação tanto quanto for necessário”, disse.

Fonte: Estadao Conteudo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado