Menu
Mundo

Trump fala abertamente em uma nova candidatura à presidência dos EUA em 2024

O anúncio da candidatura para 2024 permitiria a Trump, naturalmente, atrair os holofotes a curto prazo

Redação Jornal de Brasília

02/12/2020 19h45

Republican presidential candidate Donald Trump gestures and declares “You’re fired!” at a campaign rally in Manchester, New Hampshire, in this file photo taken June 17, 2015. New York City is reviewing its contracts with Donald Trump following comments by the developer and U.S. presidential candidate insulting Mexicans, Mayor Bill de Blasio said on Wednesday. REUTERS/Dominick Reuter/Files

A cada dia mais isolado em seu esforço para desafiar a vitória de Joe Biden na eleição presidencial dos Estados Unidos, Donald Trump evocou abertamente a possibilidade de concorrer à reeleição novamente em 2024.

“Foram quatro anos incríveis. Estamos tentando cumprir mais quatro anos (no cargo). Caso contrário, verei você em quatro anos”, disse Trump na noite de terça-feira, 2, durante uma festa de Natal na Casa Branca.

O evento, que teve a presença de autoridades do Partido Republicano, não foi aberto à imprensa, mas um vídeo do discurso do presidente começou a circular logo em seguida.

Quase um mês após a eleição de 3 de novembro, Trump continua se recusando a admitir a derrota para o democrata.

Isolado na Casa Branca, ele limita ao máximo suas aparições públicas, de tal forma que a única comunicação presidencial são tuítes furiosos sobre supostas fraudes eleitorais, que até agora não foram sustentadas por evidências e até alguns de seus aliados refutam.

“Não vimos nenhuma fraude cuja magnitude fosse capaz de mudar o resultado da eleição”, disse o secretário de Justiça, William Barr, na terça-feira. As palavras desse ultraconservador de 70 anos ganham muita relevância por se tratar de um dos aliados mais fiéis de Trump.

As afirmações de Trump ganharam força entre seus seguidores e o ajudaram a arrecadar até US$ 170 milhões para um Fundo de Defesa Eleitoral que pode ser usado para uma ampla variedade de atividades políticas futuras, incluindo outra candidatura à presidência, de acordo com a imprensa americana.

Nesse estranho clima em que o próximo presidente prepara sua equipe e o atual difunde, cada vez mais sozinho, teorias da conspiração, Washington especula sem parar.De acordo com a rede NBC, Trump discutiu com parentes e amigos a possibilidade de anunciar o lançamento de sua campanha presidencial para 2024 em 20 de janeiro, mesmo dia em que Biden será empossado, evento ao qual o presidente republicano não comparecerá.

Gosto pela contraprogramação

Em 20 de janeiro de 2017, dia em que o magnata republicano assumiu a presidência, ele apresentou um pedido de nova candidatura em 2020. Fiel ao seu gosto pela provocação, este ano também pode aproveitar para usar uma receita de que gosta muito: a contraprogramação.

Em várias ocasiões durante sua gestão, ele boicotou o jantar da Associação de Correspondentes da Casa Branca ao organizar um comício de campanha naquela noite.

O anúncio da candidatura para 2024 permitiria a Trump, naturalmente, atrair os holofotes a curto prazo. Mas o caminho a seguir seria repleto de dificuldades após se tornar “ex-presidente” – a equação mudará radicalmente.

O medo que inspira entre as autoridades republicanas e a atenção da mídia que recebe diminuirá consideravelmente. Todos os olhares se voltarão para seu sucessor democrata e também para os senadores ou governadores republicanos ansiosos para entrar na corrida presidencial.

A participação nas eleições de 2020 foi histórica. Joe Biden obteve mais de 81 milhões de votos, um recorde. E Donald Trump ultrapassou a marca de 74 milhões de votos, também um recorde.

No entanto, a análise porcentual é menos lisonjeira para Trump, que debocha incansavelmente dos “perdedores”: obteve menos de 47% dos votos emitidos.

Apesar disso, ele ainda pode se orgulhar – como sempre faz no Twitter – de ter um forte grupo de apoiadores.

Mas sua possível candidatura para 2024 pode vacilar porque o magnata do mercado imobiliário opera, como ele diz, por instinto O planejamento estratégico a longo prazo está longe de ser seu ponto forte.

Em teoria, nada impede que tente a sorte em 2024. A Constituição dos Estados Unidos proíbe assumir a Presidência por mais de dois mandatos, mas governar dois sem serem consecutivos é uma possibilidade.

Apenas um homem ganhou essa aposta: Grover Cleveland, no final do século 19. Eleito em 1884, foi derrotado em 1888 e reeleito em 1892. Ele figura nos livros de história como 22º e 24º presidente dos Estados Unidos.

Cleveland tinha 56 anos no início de seu segundo mandato. Donald Trump teria 78 anos, a idade de Biden hoje. (Com agências internacionais)

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado