Siga o Jornal de Brasília

Mundo

Trump diz que ainda não está pronto para fechar acordo comercial com a China

Sobre o Irã, Trump disse “não estar buscando uma mudança no regime” do país do Oriente Médio

Publicado

em

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje, durante visita oficial ao Japão, que seu governo ainda não está pronto para fechar um acordo comercial com a China, mas ressaltou acreditar que os dois países chegarão a um entendimento em algum momento no futuro. Trump fez a declaração durante coletiva de imprensa ao lado do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

Ainda na coletiva, Trump comentou que os EUA têm um desequilíbrio comercial “inacreditavelmente” grande com o Japão e que Washington também fechará um acordo com Tóquio.

Japão

Trump, e o premiê do Japão, Shinzo Abe, têm hoje (27) em Tóquio seu 11º encontro. Eles discutem questões sobre o comércio, a Coreia do Norte e a próxima reunião do Grupo dos 20, que acontecerá em Osaka, em junho.

Sobre o comércio, Abe discute com Trump a ideia de que os dois países precisam acelerar as discussões bilaterais. O premiê também deve apresentar investimentos que os japoneses pretendem fazer nos Estados Unidos. Os dois países continuam a divergir sobre determinados temas em negociações comerciais.

Trump parece ansioso para reduzir o déficit comercial americano com o Japão. Nesse domingo (26), ele disse, em mensagem no Twitter, que vai deixar para pressionar os japoneses a assinar um acordo comercial depois das eleições para a Câmara Alta japonesa, em meados deste ano. O mandatário americano também deu a entender que espera convencer o Japão a fazer mais concessões.

Abe conversa ainda com Trumo sobre como lidar com a Coreia do Norte. Pyongyang disparou mísseis balísticos de curto alcance no começo de maio, em meio à estagnação das negociações de desnuclearização dos norte-coreanos com os americanos.

Ainda nesse domingo, Trump publicou outra mensagem no Twitter, onde afirmou que os lançamentos não o preocuparam. O presidente americano disse esperar que a Coreia do Norte se esforce mais em prol de sua desnuclearização para retomar o diálogo com os Estados Unidos.

O 10º encontro de cúpula entre Abe e Trump aconteceu em abril, em Washington. Os dois também se encontrarão nos bastidores da reunião do Grupo dos 20, no mês que vem. Líderes do Japão e dos Estados Unidos raramente se encontram em uma série de três meses consecutivos.

 

 

Com informações de agências


Você pode gostar
Publicidade