Menu
Mundo

Terremoto na Albânia deixa seis mortos e 150 feridos

As autoridades mobilizaram 300 militares para participar em operações de emergência em Durres e Thumane, onde várias pessoas estão nos escombros de edifícios

Lindauro Gomes

26/11/2019 8h01

Emergency workers clear debris at a damaged building in Thumane, 34 kilometres (about 20 miles) northwest of capital Tirana, after an earthquake hit Albania, on November 26, 2019. – Four people died and some 150 were slightly injured in Albania after a 6.4 magnitude earthquake, the strongest in decades, rocked the Balkan country early Tuesday. The epicentre of the quake was about 34 kilometres (about 20 miles) northwest of Tirana, according to the European-Mediterranean Seismological Centre. (Photo by Gent SHKULLAKU / AFP)

Da Redação
[email protected]

Ao menos seis pessoas morreram e 150 ficaram feridas após um terremoto de 6,4 graus que sacudiu a Albânia na madrugada desta terça-feira e que também provocou muitos danos materiais, informou o ministério da Defesa.

Os feridos foram atendidos em hospitais de Tirana e Durres, cidade costeira particularmente afetada pelo tremor, afirmou a ministra da Saúde, Ogerta Manasterliu.

O terremoto foi sentido às 3H54 (23H54 de Brasília, segunda-feira). Os moradores de Tirana, assustados, correram para as ruas.

O sismólogo albanês Rrapo Ormeni afirmou que este foi o terremoto mais intenso registrado na região de Durres desde 1926.

O epicentro do tremor foi localizado no Mar Adriático, 34 km ao noroeste de Tirana, a 10 quilômetros de profundidade, de acordo com o Centro Sismológico Euromediterrâneo.

“Estamos trabalhando para fazer todo o possível nos locais afetados”, afirmou o primeiro-ministro Edi Rama.

As autoridades mobilizaram 300 militares para participar em operações de emergência em Durres e Thumane, onde várias pessoas estão nos escombros de edifícios, informou o ministério da Defesa.

De acordo com as autoridades locais, um homem de 50 anos faleceu ao saltar de seu apartamento em edifício em Kurbin.

Um homem e uma mulher faleceram no desabamento de um prédio em Thumane, ao norte de Tirana.

Três pessoas, incluindo uma criança, morreram no desabamento de um edifício em Durres, na costa adriática, ao leste da capital albanesa, informou a ministra da Saúde.

As escolas cancelaram as aulas nesta terça-feira.

Vários tremores secundários foram sentidos depois do terremoto: o mais forte atingiu a magnitude de 5,3 graus, informou o Centro Sismológico Euromediterrâneo.

O primeiro tremor foi sentido na região dos Bálcãs, em Sarajevo (a 400 km de distância), na Bósnia e em Novi Sad (quase 700 km), na Sérvia, informaram jornais locais e mensagens publicadas por moradores nas redes sociais.

A mesma região da Albânia foi cenário em setembro de um terremoto de 5,6 graus, que na ocasião as autoridades consideraram o mais forte dos últimos 20 a 30 anos.

Os Bálcãs são uma área de forte atividade sísmica, onde terremotos são frequentes.

Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado