Menu
Mundo

Terra e asteroide gigante se cruzarão amanhã (29)

A próxima vez em que o asteróide cruzará a terra será daqui 11 anos, em 2031

Redação Jornal de Brasília

28/04/2020 16h59

As pessoas que tem um telescópio amador em casa poderão observar a passagem do asteroide gigante 1998 OR2 pelos arredores da Terra nesta quarta (29), por volta das 6h45. 

De acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA), o objeto viaja a 8,7 Km/s e, mesmo sendo considerado gigante, não correr risco de colidir com a Terra. 

No ponto mais próximo ao planeta o asteroide estará a uma distância de mais de seis milhões de quilômetros da superfície terrestre. A lua, por exemplo, está a 380 mil quilômetros. 

O asteróide foi descoberto em 1998, no Havaí e é um dos mais brilhantes objetos que passam por perto da terra. Em uma foto tirada pelo Observatório Arecibo, em Porto Rico, o corpo parece estar usando uma máscara. O que faz  ao tempo de quarentena pela qual a terra passa.  

Para conseguir observar o fenômeno é preciso ter um telescópio amador e se proteger da poluição luminosa, ficando no local mais escuro possível. A passagem do asteroide poderá ser vista online pelo site The Virtual Telescope.

A próxima vez em que o asteróide cruzará a terra será daqui 11 anos, em 2031. Na ocasião o asteróide deve estar ainda mais perto, a cerca de 2 milhões de quilômetros do planeta.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado