Menu
Mundo

Sobe para 35 número de mortes em terremoto na Turquia

Até o momento, 45 pessoas foram retiradas com vida dos escombros, disse o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, em entrevista neste domingo

Redação Jornal de Brasília

26/01/2020 10h27

Rescue workers remove corpses from the rubble of a building after an earthquake in Elazig, eastern Turkey, on January 26, 2020. – Rescue workers raced against time on January 25 to find survivors under the rubble after a powerful earthquake claimed 22 lives and left more than 1,200 injured in eastern Turkey. The magnitude 6.8 quake struck in the evening of January 24, with its epicentre in the small lakeside town of Sivrice in Elazig province, and was felt across neighbouring countries. (Photo by BULENT KILIC / AFP)

Ao menos 35 pessoas morreram e 1.607 ficaram feridas no forte terremoto de magnitude 6,8 que atingiu as províncias de Elazig e Malatya no leste da Turquia na sexta-feira, 24, de acordo com um novo balanço. Até o momento, 45 pessoas foram retiradas com vida dos escombros, disse o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, em entrevista neste domingo.

Como a temperatura da noite caiu para -5ºC, equipes de emergência montaram mais de 9.500 tendas para residentes deslocados e distribuiu 17.000 refeições quentes.

Quase 680 tremores secundários abalaram a região, com mais de 3 500 especialistas agindo no trabalho de resgate de sobreviventes Um terremoto de magnitude 4,3 atingiu também a província vizinha de Malatya neste domingo, segundo a agência presidencial de emergência e catástrofe (AFAD).

Segundo a agência, 76 edifícios foram destruídos e mais de 1.000 danificados no tremor. Drones aéreos não tripulados estavam sendo usados para inspecionar bairros danificados e coordenar os esforços de resgate.

O ministro do Interior, Suleyman Soylu, prometeu ajuda financeira às vítimas dos terremotos. O presidente visitou a zona do desastre no sábado para inspecionar a operação de resgate, encontrou com pessoas feridas no hospital e participou de funeral de mãe e filho.

Erdogan também condenou o que chamou de “campanha de difamação” nas mídias sociais por aqueles que questionam os preparativos do governo turco para terremotos. Um promotor em Ancara abriu uma investigação sobre postagens de mídia social sobre o terremoto de sexta-feira.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado