Menu
Mundo

Sobe para 23 número de mortos por terremoto na Indonésia

Entre as mortes confirmadas está a de uma criança atingida por escombros de um edifício em Ambon, capital da provínica das Molucas.

Lindauro Gomes

27/09/2019 6h20

People gather outdoors at Batu Merah village in Ambon, Indonesia’s Maluku islands, following a 6.5-magnitude earthquake on September 26, 2019. – A strong 6.5-magnitude earthquake hit off the remote Maluku islands in eastern Indonesia on September 26, US seismologists said, but no tsunami warning was issued. (Photo by YUSNITA / AFP)

Subiu para 23 o número de mortos no terremoto que abalou na quinta-feira o arquipélago das Molucas, no leste da Indonésia, enquanto cerca de 15 mil pessoas foram levadas para abrigos, segundo informações oficiais divulgadas nesta sexta-feira (27).

O tremor, de 6,5 graus de magnitude, afetou muitos edifícios, incluindo uma universidade, e provocou deslizamentos de terra. Pelo menos uma pessoa morreu soterrada.

“O número total de pessoas mortas no terremoto subiu para 23”, afirmou Agus Wibowo, porta-voz da agência local de gestão de emergências.

Segundo Wibowo, mais de 100 pessoas ficaram feridas e 15 mil foram levadas para abrigos.

O terremoto de 6,5 graus, de acordo com o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS), e com epicentro a 37 km de Ambon, na província das Molucas, aconteceu às 8h46 locais (20h46 de Brasília, quarta-feira).

O fenômeno foi seguido por dezenas de tremores secundários, o que provocou cenas de pânico entre os moradores, que fugiram para zonas mais elevadas.

Em 26 de dezembro de 2004, um terremoto devastador de 9,1 graus de magnitude na costa de Sumatra provocou um tsunami gigantesco que matou 220.000 pessoas na região do Oceano Índico, quase 170.000 delas na Indonésia.

Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado