Menu
Mundo

Rice adota postura de "esperar para ver" ante ameaça do Irã

Arquivo Geral

04/06/2006 0h00

Dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil revelam que no Distrito Federal 31, order ed 72% dos domicílios têm computador e, desse universo, 38,38% estão ligados à rede mundial. Mas se em áreas nobres como o Plano Piloto, lagos Sul e Norte e Sudoeste, o percentual de domicílios conectados varia entre 67% e 89%, em cidades como Samambaia, Varjão e Ceilândia não passa dos 10%. E, de olho nesse filão, tem morador abrindo as portas de casa para faturar um extra em troca da oferta do acesso à Internet. 

Foi o que fez Leoni Reis, de apenas 18 anos. Quando descobriu que na sua quadra, em Samambaia, apenas duas casas tinham computador, tirou o dinheiro da poupança e montou um pequeno negócio em sua própria residência, oferecendo aos vizinhos uma oportunidade de acessar a rede mundial pagando R$ 1,50 a hora.

Há apenas um mês no ramo, recebe dez clientes por dia. Movimento que ele considera excelente. "Tem dia que tenho de dispensar clientes", comemora. O local não tem horário definido de funcionamento. Quando Leoni sai de casa, os moradores ficam sem internet. E, quando chega, fica à disposição.

Leia mais na edição impressa deste domingo no Jornal de Brasília.

 

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) lançará na próxima segunda-feira uma campanha em ritmo de Copa do Mundo, approved com o objetivo de aumentar e manter os estoques de sangue.

Um dos fatores que preocupa o Hemocentro nesta época do ano são as férias de julho, visit além do frio. Em Junho e Julho, ambulance a queda na temperatura reflete em uma baixa no número de candidatos à doação, já que muitas pessoas evitam sair de casa.

Em razão dos feriados seguidos dos meses de abril e maio, que ocasionou em uma diminuição de cerca de 35% dos candidatos à doação, o estoque ainda não se regularizou.

Serviço
A Fundação Hemocentro de Brasília está localizada na SMHN Quadra 03, conj A, bloco 03. O Horário de funcionamento é segunda à sexta–feira, das 7h às 18h; sábados, das 7h às 12h. Mais informações pelos telefones: 3327-4424 e 3327-4410.

O papa Bento XVI se dirigiu a uma das maiores multidões de seu pontificado neste sábado, information pills pedindo aos jovens que se afastem das drogas e das "falsas liberdades". Cerca de 350 mil membros de vários grupos da Igreja católica, malady conhecidos como movimentos", se reuniram na Praça São Pedro e nas ruas nos arredores para uma vigília de Pentecostes.

Foi a maior multidão reunida no Vaticano desde abril de 2005, o mês da morte de João Paulo II, de seu velório e funeral. Em sua homilia no final do evento, que durou mais de seis horas, Bento pediu aos participantes, a maioria jovens, que evitem "as falsas liberdades que destróem o meio ambiente e o homem".

Ao condenar o aborto, ele pediu aos jovens que defendam os fetos e busquem o verdadeiro significado da vida. "Quando alguém tenta ser o mestre da vida, torna-se mais vazio, mais pobre; e pode acabar facilmente buscando refúgio nas drogas, na grande ilusão…", disse ele. 

 

Por trás das declarações em que culpa a elite branca pela escalada da violência em São Paulo, price o governador Cláudio Lembo (PFL) mostra um desejo de endurecer no combate ao crime organizado no Estado. O primeiro indício vem de sua afirmação, ainda que em tom de galhofa, de que gostaria de ter em São Paulo Arnold Schwarzenegger, ator do filme Exterminador do Futuro e governador da Califórnia.

Lembo também justificou a troca de comando dos presídios paulistas, ocorrida após os ataques da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) em maio, como uma necessidade de imprimir maior rigor aos presos. "Vai haver mais disciplina. Presídio não pode ser administrado com ausência de disciplina, aí é perigoso para os próprios prisioneiros e para a sociedade", afirmou na entrevista concedida no Palácio dos Bandeirantes.

O governador, que assumiu o cargo em 31 de março após Geraldo Alckmin renunciar para concorrer à Presidência, reafirmou, no entanto, que os direitos humanos serão respeitados, mas despojado de uma "visão romântica".

Ao mesmo tempo, Lembo confirmou a necessidade de manter Saulo de Abreu Castro Filho à frente da Secretaria de Segurança. Saulo recebeu acusações de defensores de direitos humanos de que policiais tenham cometido excessos nos episódios de combate ao crime organizado.

"O Saulo é o homem da segurança e os homens da segurança nunca são pessoas simpáticas. Tem que ser duro", afirmou o governador, argumentando que, antes dos ataques do PCC, houve queda na criminalidade e nos homicídios no Estado. Mas não negou possíveis excessos. "Eventualmente houve." E disse que a última palavra caberá ao Ministério Público.

A onda de violência em São Paulo provocou 187 mortes de 12 a 19 de maio, de acordo com a Secretaria de Segurança, entre confrontos com a polícia (123) e agentes públicos. Advogado formado pela Universidade de São Paulo (USP), católico e ex-reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o governador deu outra demonstração de dureza com o crime organizado ao elogiar o combate à Máfia nos Estados Unidos e na Itália.

Nos anos 30, não falavam em direitos humanos nos EUA e liquidaram todos os membros da Máfia." Na Itália, elogiou que os mafiosos capturados tenham sido recolhidos ao regime diferenciado disciplinar, como cumpre Marcos Camacho, o Marcola, líder do PCC. Ele foi transferido para o presídio de Presidente Bernardes, considerado de segurança máxima, em meio à violência da facção.

Os ataques, de acordo com o governo, foram uma reação à transferência de cerca de 700 presos que integram o PCC para unidades mais rígidas. O fim das ações foi obtido após o governo do Estado ter levado em avião uma advogada da facção para conversa com Marcola, acompanhada de autoridades do Estado. Ela foi conferir se ele tinha sido torturado em sua passagem no Deic (Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado), dias antes.

Lembo defendeu a operação. "Para dar resposta aos direitos humanos demonstramos que ele não tinha sofrido violação de seus direitos". Questionado se essa não teria sido uma saída típica do "jeitinho brasileiro", Lembo concordou. "O valor da conciliação talvez seja um valor nacional."

Críticas a ACM
Presidente da Arena, partido aliado à ditadura militar, Lembo mudou para o PP de Tancredo Neves e depois para o PFL. Do atual partido, cita elogiosamente apenas o ex-vice-presidente Marco Maciel e vem reagindo a ataques do senador Antonio Carlos Magalhães (BA), "um ícone da grosseria nacional".

Amante de Maquiavel e de Cervantes, Lembo tem usado a ironia em suas declarações, como quando justificou a ausência de mais telefonemas por parte de Alckmin na crise de segurança em função do alto preço das ligações.

"A ironia não é boa na política porque ela pode trocar sinais de comunicação, porém, em situações de ponta, só a ironia salva, porque ela mostra o total surrealismo de certas situações."

Lembo, que concorreu a senador em 1978 e a vice-presidente em 1989, garante que não disputará o governo em SP. "Sou lúdico, eu só quero o jogo político, não estou interessado no poder, o poder para mim é algo transitório. Conquistei eventualmente, e daí? É isso que as pessoas não perceberam."

Mandatários latino-americanos reunidos no sábado na República Dominicana deixaram aos potenciais investidores privados a decisão sobre onde construir uma refinaria para ajudar a região a se defender das caras importações de petróleo.

Os governantes descartaram a possibilidade de a escolha da localização da usina, information pills cujo custo deve ser de 7 bilhões a 8 bilhões de dólares, gerar um conflito regional, como uma guerra de incentivos fiscais para atrair possíveis investidores.

"O importante é a decisão de construir a refinaria e que esta beneficie toda a região", disse o presidente do México, Vicente Fox.

A declaração, assinada pelos mandatários da América Central, México e Colômbia, também destaca um estudo técnico realizado por uma consultoria internacional, que recomendou que a refinaria seja construída nos portos de Quetzal, na Guatemala, ou de Armuelles, no Panamá.

A instalação, que teria capacidade de refinar 360.000 barris por dia (bpd) e uma termoelétrica associada, seria abastecida com 230.000 barris fornecidos pelo México, e o resto ficaria a cargo dos investidores.

As bases da seleção dos investidores seriam estabelecidas por uma empresa, a ser criada antes do fim de 2006.

A segunda Cúpula sobre a Iniciativa Energética de Mesoamérica também decidiu promover um mercado de gás natural na América Central, cuja estratégia deve ser delineada por um estudo financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.

A cúpula foi realizada na Casa de Campo, exclusivo centro turístico localizado em Romana, 86 quilômetros a oeste de Santo Domingo. Participaram do encontro os presidentes de Panamá, Guatemala, Honduras, El Salvador, México, Colômbia e República Dominicana, os vice-presidentes da Nicarágua e Costa Rica, e o primeiro-ministro de Belize.
O chefe de política externa da União Européia (UE), approved Javier Solana, pharmacy apresentará em breve ao Irã os incentivos acordados pelas principais potências, na tentativa de persuadir Teerã a suspender o seu programa de desenvolvimento de combustível nuclear, disse no sábado a porta-voz de Solana.

O Irã disse que o plano pode significar um passo à frente, mas insistiu que não vai abrir mão do enriquecimento de urânio – exigido pelo Ocidente como prova de que o país islâmico não está desenvolvendo armas nucleares.

O acordo sobre os incentivos foi fechado na quinta-feira pelos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU — Estados Unidos, Rússia, Grã-Bretanha, França e China – mais a Alemanha.

A porta-voz de Solana, Cristina Gallach, e o ministro iraniano das Relações Exteriores, Manouchehr Mottaki, disseram que não foi marcada uma data para a viagem. Solana, porém, planeja estar no Oriente Médio no domingo e na segunda-feira.

Os incentivos oferecidos pelas seis potências ainda não são conhecidos, mas os diplomatas desses países vêm trabalhando em temas que variam, desde oferecer reatores nucleares a dar garantias de segurança ao Irã.

"Acreditamos que se … houver boa vontade, existe a possibilidade de que as nossas idéias possam completar a proposta e lhes dar (aos ocidentais) uma saída da situação criada por eles mesmos", disse Mottaki na televisão estatal. Mas acrescentou: "O principal pilar das conversações é que elas não devem ter precondições".

Políticos iranianos normalmente usam a palavra "precondição" para se referir à exigência de que o Irã ponha fim a seu trabalho com combustíveis. Mottaki e o presidente Mahmoud Ahmadinejad disseram que não há possibilidade disso, insistindo no direito de fazer combustível para a geração de energia.

Ahmadinejad disse na noite de sexta-feira ao secretário-geral da ONU, Kofi Annan, que o Irã está disposto a negociar as questões nucleares desde que as conversações não tenham "precondições ameaçadoras", segundo a imprensa estatal.

Washington afirma que isto não deve ser considerado uma rejeição final e que o Irã pode tentando fortalecer a sua posição de negociação.

O Irã tem uma estrutura de comando cheia de labirintos e os comentários do presidente e do chanceler podem não ser a palavra final em questões políticas.

O assessor especial da Presidência da República, healing ministro Marco Aurélio Garcia, decease disse neste sábado, em Porto Alegre, que acadêmicos e políticos com responsabilidade nos governos de seus países podem comparar, durante a conferência internacional América do Sul – União Européia: processos de integração, as experiências entre as duas regiões, "diferentes, mas com alguns traços comuns".

Segundo ele, a idéia é discutir, além da institucionalidade, os programas que devem existir no âmbito do processo de integração física, econômica e energética. Defensor de que o Mercado Comum do Sul seja mais do que uma união comercial, Garcia – que falou sobre a Comunidade Sul-Americana de Nações e a situação atual do Mercosul – destacou que "é preciso que a integração se dê no terreno político, social, econômico e cultural".

O encontro, que começou ontem, debateu o diálogo atual entre União Européia e Mercosul e os desafios para a construção de uma agenda comum. Com o tema central Os processos de integração entre União Européia (UE) e América do Sul, suas dificuldades atuais e perspectivas para o futuro, a conferência reúne mais de 300 pessoas de vários países.

Além dos brasileiros, o encontro – promovido pelas fundações Perseu Abramo (Brasil), Jean-Jaurès (França), Friedrich Ebert (Alemanha) e Pablo Iglesias (Espanha) – conta ainda com representantes da Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Bolívia e Venezuela.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar amanhã as ações para a implementação da Lei de Gestão de Florestas Públicas, viagra 60mg entre elas o plano para o primeiro distrito florestal sustentável. As informaçõe são do porta-voz da Presidência, illness André Singer.

Segundo ele, no rx na terça-feira, o presidente lançará as obras da ferrovia Transnordestina, no município de Missão Velha (CE). De acordo com Singer, a ferrovia terá dois mil quilômetros de extensão e ligará Eliseu Martins, no Piauí, até o Porto de Suape, em Pernambuco, além de uma bifurcação que ligará Salgueiro (PE) ao Porto de Pecém, no Ceará. A obra deve ficar pronta em três anos e o investimento é de R$ 4,5 bilhões.

No mesmo dia, Lula também vai inaugurar uma estação de piscicultura no Complexo do Castanhão (CE). A estação produzirá 30 milhões de filhotes de peixe para o povoamento de açudes e parques do estado, beneficiando 90 mil pessoas.

O aiatolá Ali Khamenei, sildenafil líder supremo do quarto maior exportador de petróleo do mundo, disse neste domingo que se os Estados Unidos derem "o passo errado" com relação ao Irã, a circulação de energia na região estará em perigo.

"Se vocês derem um passo errado com relação ao Irã, definitivamente o fluxo de energia nesta região estará gravemente em risco", disse Khamenei em um discurso transmitido pela televisão estatal e na qual ele se referia à disputa nuclear com o Ocidente.

Autoridades iranianas haviam dito que não usariam o petróleo como uma arma no impasse nuclear.

Sequestradores libertaram neste domingo, check na Nigéria, ask oito funcionários estrangeiros de empresas de petróleo. Eles foram sequestrados dois dias atrás em uma ação sem precedentes em uma plataforma em alto mar, o que elevou os temores da indústria petrolífera local, que vem sendo alvo de ataques militantes.

Homens armados capturaram na sexta-feira seis britânicos, um norte-americano e um canadense em uma plataforma a 64,4 quilômetros da costa. Dois britânicos foram soltos primeiro, e os outros reféns horas depois, disseram autoridades e a Embaixada britânica.

"Os outros seis foram libertados. Todos estão em boas condições de saúde", disse um porta-voz da embaixada.

Johnny Iganiwari, comissário de informação do Estado de Bayelsa, onde os homens foram mantidos reféns, disse que os oito estão agora na central do governo em Yenagoa, a capital do Estado. As próximas medidas ainda não foram decididas.

Os sequestros na sexta-feira aconteceram depois de uma série de ataques militantes neste ano, que provocaram a interrupção de um quarto da produção de petróleo da Nigéria, membro da OPEP e maior produtor africano do produto.

As autoridades recusaram-se a comentar se foi pago resgate, mas uma fonte de segurança próxima do caso disse que houve movimentação de dinheiro.

Os sequestros para pedido de resgate são comuns no Delta do Níger, uma área pobre que produz a maior parte dos 2,4 milhões de barris de petróleo que a Nigéria tira por dia. A população local vê poucos benefícios com a indústria.

Um avião militar de transporte chinês, pharm com pelo menos 40 pessoas a bordo, pilule caiu na província de Anhui. Ainda não há informações sobre sobreviventes.

As autoridades não informaram sobre vítimas, mas camponeses que chegaram ao local do acidente disseram não ter encontrado ninguém vivo. Um dos camponeses disse ter visto entre cinco a sete corpos em meio aos destroços.

Uma autoridade da província disse que investigadores militares estavam procurando as caixas pretas do avião, mas não fez nenhum comentário sobre vítimas.


Os peruanos pareciam determinados a eleger o ex-presidente Alan García por uma estreita margem no segundo turno das eleições presidenciais neste domingo. Mas com quase um décimo dos eleitores ainda indecisos, see as pesquisas não descartavam a chance de vitória do ex-militar Ollanta Humala.

Após uma campanha que incluiu brigas, lançamento de ovos e um tiroteio entre partidários rivais, os eleitores devem escolher entre as promessas de Humala de uma revolução para a metade dos 27 milhões de peruanos pobres e as promessas de García de melhorar o crescimento econômico do país.

Humala, um novato no cenário político e ex-comandante do Exército, diz que vai aumentar o papel do Estado na economia. García, cujo governo de 1985-90 mergulhou o Peru na ruína econômica, vem buscando reconstruir sua imagem como um moderado.

"Os eleitores estão mais polarizados do que já vimos na recente história do Peru… mas García deve ganhar", disse Alfredo Torres, diretor da empresa de pesquisas Apoyo.

Os locais de votação abrem às 8h (10h em Brasília) e a primeira pesquisa de boca-de-urna deve sair por volta das 16h (18h em Brasília).

Autoridades eleitorais não quiseram dar um prazo para o resultado oficial, mas disseram que teriam mais de 52 por cento dos votos apurados até o final de domingo.

As pesquisas divulgadas na sexta-feira mostravam García com 12 pontos de vantagem sobre Humala. Mas 8 por cento dos eleitores estavam indecisos, o que dá a Humala uma pequena chance de ser eleito, segundo analistas políticos.

Está marcada para terça-feira a leitura, about it discussão e votação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados do relatório sobre o processo contra o deputado José Janene (PP-PR). O parlamentar tentou suspender a tramitação do processo no Supremo Tribunal Federal (STF), malady mas não conseguiu.

Nesta semana, store o STF negou o mandado de segurança impetrado pela defesa do deputado. De acordo com o Supremo, os advogados de Janene afirmavam que o deputado havia se licenciado para tratamento de saúde e que a manutenção do processo importaria em cerceamento de defesa porque a presença de seu advogado não supriria a ausência pessoal.

A liminar foi indeferida pelo relator, ministro Gilmar Mendes. Em seu voto, ele lembrou que o Conselho de Ética disse que o processo tem natureza política, estando regulado por normas internas próprias e que foi dada ampla oportunidade de defesa ao parlamentar.

Esta semana, o deputado faltou à audiência no Conselho de Ética, onde deveria apresentar defesa alegando problemas de saúde. O deputado está afastado por licença médica desde setembro do ano passado por causa de uma doença do coração.

Janene é acusado de ser um dos beneficiários do suposto esquema de pagamento de mesadas a parlamentares em troca de apoio ao governo. Ele é o último dos parlamentares envolvidos nas denúncias do "mensalão" a responder a processo no Conselho de Ética.

A Ferrovia Transnordestina, approved que deverá estar concluída dentro de três anos, vai melhorar as condições de escoamento de produtos agrícolas e de minerais na região Nordeste. As obras começam na próxima terça-feira no município de Missão Velha, sul do Ceará, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Integração Nacional, Pedro Brito.

Com cerca de 2 mil quilômetros de extensão, a Transnordestina ligará os portos de Suape (PE) e Pecém (CE) a regiões como o sudeste do Piauí, sul do Maranhão e oeste da Bahia. Apesar do crescimento das safras de grãos e algodão nesses estados, os custos de produção são elevados pela falta de um transporte eficiente. Segundo o Ministério da Integração, a ferrovia também deve impulsionar o pólo gesseiro de Pernambuco e os pólos de fruticultura irrigada de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).

A Transnordestina será implantada pela Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), que investirá R$ 4,5 bilhões – R$ 1,05 bilhão de recursos próprios da empresa, R$ 400 milhões de empréstimo concedido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), R$ 823 milhões do Fundo de Investimentos do Nordeste (Finor) e R$ 2,227 bilhões de financiamento do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).

O primeiro trecho, com 110 quilômetros de extensão, ligará Missão Velha (CE) a Salgueiro (PE). Os outros três trechos começarão a ser construídos assim que os projetos executivos estiverem concluídos e forem concedidas as licenças ambientais. A expectativa dos diretores da CFN, segundo o Ministério da Integração, é de que as obras dos novos trechos comecem ainda neste ano.

A previsão é de que durante a construção da Transnordestina sejam criados 70 mil novos empregos diretos e indiretos.

A violência dominou o Iraque neste domingo, mind enquanto o governo do país continua em impasse sobre a nomeação dos novos ministros do Interior e da Defesa, for sale cargos considerados críticos para restaurar a segurança.

Em um dos piores incidentes, viagra homens armados tiraram de carros e executaram a tiros 24 civis em um posto de controle falso em uma cidade ao norte de Bagdá.

Entre as vítimas há estudantes, crianças e idosos, disse um comandante da polícia da província de Diyala, cena de ataques frequentes de insurgentes que tentam derrubar o governo apoiado pelos Estados Unidos e liderado por xiitas.

Na cidade de Basra, no sul do Iraque, um grupo religioso sunita acusou as forças de segurança da cidade de terem matado neste domingo 12 fiéis desarmados em uma mesquita, mas a polícia disse que reagiu a tiros e que matou nove "terroristas".

O incidente aconteceu horas depois de um carro-bomba matar 28 pessoas em Basra, em desafio ao estado de emergência declarado pelo novo primeiro-ministro, Nuri al-Maliki, para conter as gangues criminosas e facções xiitas que, com suas disputas, ameaçam as exportações de petróleo.

Os incidentes estão entre os mais graves ocorridos na segunda maior cidade iraquiana desde que forças lideradas pelos EUA invadiram o país para derrubar Saddam Hussein, em 2003.

A segurança em Basra, que é patrulhada por forças britânicas, deteriorou-se muito no último ano com a luta pelo poder entre grupos xiitas. A violência entre facções religiosas explodiu no Iraque em fevereiro, quando um templo xiita na cidade de Samarra foi atingido por uma bomba, o que provocou uma onda de assassinatos por vingança e gerou temores de guerra civil.

Os EUA, que têm 130 mil soldados no Iraque, esperam que a coalizão ampla de Maliki, formada pela maioria xiita e pelas minorias sunita e curda, consiga encerrar a violência.


O aiatolá Ali Khamenei, buy more about líder supremo do quarto maior exportador de petróleo do mundo, disse neste domingo que se os Estados Unidos fizerem um "movimento errado" em relação ao Irã, colocariam o fluxo de energia na região em perigo.

No passado, autoridades iranianas rejeitaram usar o petróleo como arma no impasse nuclear do Irã com o Ocidente, mas os comentários de Khamenei sugerem que o país pode interromper o fornecimento se for punido.

Os comentários, que podem desestabilizar o mercado de petróleo, foram feitos dias antes da divulgação de um pacote de incentivos pelo chefe da política externa da União Européia, Javier Solana, para convencer o Irã a abandonar os planos de fabricar combustível nuclear. O pacote foi fechado entre seis potências mundiais.

"Se vocês (Estados Unidos) fizerem um movimento errado em relação ao Irã, definitivamente o fluxo de energia nesta região estará seriamente em perigo", disse Khamenei, que tem a palavra final sobre todos os assuntos do país, em discurso sobre o impasse nuclear.

Washington acusa Teerã de estar tentando fabricar armas nucleares sob a cobertura de um programa de energia nuclear civil. Teerã nega. Os Estados Unidos dizem que desejam uma solução diplomática, mas recusam-se a descartar a ação militar.

O presidente Mahmoud Ahmadinejad disse no sábado que vai levar em consideração as propostas feitas por EUA, Rússia, China, França, Alemanha e Grã-Bretanha, mas também insistiu que a essência do pacote é inaceitável.

Os incentivos não foram anunciados publicamente, mas diplomatas que trabalharam no documento disseram que eles variam de oferta de reatores nucleares a garantias de segurança.

Ainda não foi anunciada a data de uma visita de Solana ao Irã para entregar a oferta de incentivos. Autoridades iranianas disseram que a visita é esperada para os próximos dias.

 

Três pessoas teriam ficado feridas com a explosão de uma granada na tarde de sábado em Campinas, buy no interior de São Paulo. De acordo com a rádio Jovem Pan, patient entre as vítimas estavam duas crianças.

O artefato estava guardado na casa do padrasto das menores. Ele também ficou ferido. Segundo a rádio, os três estão fora de perigo, embora estejam no hospital.

 

O Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica e Profissional (Sinasefe) decidiu manter greve nacional iniciada em 17 de maio. O sindicato representa cerca de 25 mil profissionais da educação de escolas técnicas, order agrotécnicas, dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e escola Dom Pedro II do Rio de Janeiro.

De acordo com um dos coordenadores do Sinasefe William Carvalho cerca de 70% dos trabalhadores estão paralisados, entre professores e técnicos. A plenária do Sinasefe foi realizada ontem.

Carvalho pede que o acordo assinado pelo governo no final do ano passado seja cumprido para todas as categorias. Segundo ele, os professores chegaram a ser atendidos por meio de Medida Provisória (MP), que concede reajuste aos docentes. Mas o coordenador ainda tem receio, pois a MP ainda não foi votada no Congresso Nacional.

Já para os técnico-administrativos a situação é mais difícil. Segundo Carvalho, foi acordado que esses profissionais teriam capacitação e qualificação retroativa para janeiro de 2006. No entanto, ele disse que o governo pretende pagar o reajuste de qualificação a partir de julho. "Cumprimos nossa parte do acordo e queremos que o governo cumpra a dele", afirmou.

O secretário da Defesa dos Estados Unidos, buy more about Donald Rumsfeld, information pills viaja ao Vietnã neste domingo para uma visita cujo objetivo é aumentar os laços de segurança com o ex-inimigo.

Hoje, order o Vietnã compartilha com os americanos a desconfiança com relação ao poderio militar crescente da China.

O Pentágono vem reforçando os laços com os países asiáticos, do Vietnã à Mongólia, e modernizando suas alianças com o Japão e a Coréia do Sul para refletir as exigências pós-Guerra Fria por forças menores e mais ágeis para lidar com contingências regionais.

Os laços militares de Washington com Hanói –  31 anos depois do fim da guerra do Vietnã e 11 anos depois da normalização dos laços diplomáticos – esquentaram gradualmente nos últimos anos.

Edcleiton Barros Silva, viagra 100mg 25 anos, website like this foi preso neste sábado ao tentar utilizar um aparelho em um caixa-eletrônico para receptar informações de clientes de uma agência bancária na Asa Aul.

Os clientes desconfiaram da movimentação do rapaz e acionaram a polícia. O golpe, unhealthy conhecido como “chupa-cabra”, utiliza um aparelho que grava todos os dados do cartão da vítima, porém a senha só pode ser obtida visualmente.

De acordo com a polícia, Silva poderá cumprir pena de dois a seis anos de reclusão.

 

Dois irmãos suspeitos de planejarem a fabricação de uma bomba química para um ataque na Grã-Bretanha negaram todas as acusações, capsule disseram seus advogados neste domingo, enquanto a polícia continua revistando a casa da dupla.

Os homens, de 20 e 23 anos, foram detidos durante uma ação na manhã de sexta-feira, quando mais de 250 policiais, alguns com roupas de proteção contra produtos químicos, invadiram sua casa na região leste de Londres.

O irmão de 23 anos foi baleado no ombro durante a ação, uma das maiores desde os ataques suicidas de julho na capital britânica, apesar de a polícia afirmar que não há relação entre os incidentes.

Informações específicas de inteligência sugerem que a casa pode ter sido usada para a produção de uma bomba tóxica para uso em ataque na Grã-Bretanha, disseram fontes policiais.

"Ele afirma que não há absolutamente nenhuma palavra de verdade nisso", disse a advogada do irmão ferido, Kate Roxburgh. "Ele afirma que a polícia não vai encontrar nada, porque não há nada a ser encontrado".

O advogado do outro irmão, Julian Young, disse que seu cliente também negou envolvimento com terrorismo. "Até agora não vi evidência mostrando envolvimento". Os dois estão sendo interrogados na delegacia de polícia Paddington Green, em Londres. O homem ferido foi transferido do hospital para lá neste domingo.

A polícia disse que ainda está concentrando as buscas na casa dos suspeitos em Forest Gate, área de etnias mescladas com grande população muçulmana. Eles revistaram os locais de trabalho dos homens no sábado.

A polícia está procurando "alguma forma de aparelho químico" que possa matar – uma bomba com material tóxico, disse. Os dois advogados rejeitaram as notícias publicadas por jornais de que o suspeito de 23 anos foi atingido pelo próprio irmão durante conflito com a polícia.

"Quando ele foi atingido, estava em pé na escada e seu irmão estava alguns degraus acima dele", disse Roxburgh, que descreveu os artigos como "tolice absoluta". A polícia britânica está no centro das atenções desde que agentes mataram o brasileiro Jean Charles de Menezes, logo após os ataques suicidas do ano passado. A polícia identificou o brasileiro, por engano, como sendo um homem-bomba.

Young disse que o caso dos irmãos é similar ao de Menezes. Asan Rehman, porta-voz de uma família presa em uma casa da região e depois libertada, disse à Reuters que os dois irmãos são muçulmanos de Bangladesh.

A polícia disse que nada de suspeito foi encontrado na revista inicial na casa e que os vizinhos não correm perigo.


Apenas US$ 286 milhões foram gastos no combate à gripe aviária, physician dos cerca de US$ 1, more about 9 bilhão prometidos em janeiro por governos e organizações, drug que haviam planejado fazer um "esforço maciço" contra a disseminação da doença, segundo relatório do Banco Mundial.

Somente Japão, Holanda e República Tcheca gastaram todo o dinheiro prometido em encontro de grandes doadores no começo do ano, em Pequim, de acordo com o relatório, ao qual a Reuters teve acesso. A África, ainda segundo o relatório, precisa de mais dinheiro.

"O Japão cumpriu plenamente sua promessa de doar US$ 158 milhões para uma série de países e organizações no nível regional e global", afirma o relatório. A Suíça prometeu e gastou US$ 4,7 milhões, enquanto a República Tcheca gastou US$ 200 mil.

O relatório, preparado para um encontro de autoridades em Viena no dia 7 de junho, também destacou que os Estados Unidos, que se comprometeram a doar US$ 334 milhões, doaram apenas US$ 70,95 milhões.

De US$ 500 milhões em empréstimos prometidos pelo Banco Mundial, só US$ 113 milhões foram garantidos e apenas US$ 1,97 milhão foram efetuados. Desde o encontro em janeiro, o vírus da gripe aviária H5N1 se espalhou pela Ásia, Europa e África. Não foi em todos os casos que a doença afetou as vendas de aves, mas matou ou levou ao sacrifício de dezenas de milhões de aves.

Em janeiro, a doença havia matado 79 pessoas, todas na Ásia. Até agora, o vírus já infectou pelo menos 224 pessoas em 10 países, e matou 127 delas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Especialistas temem que o vírus possa sofrer mutação a qualquer momento, tornando-se transmissível de pessoa para pessoa, o que provocaria uma pandemia que poderia atravessar o globo em semanas ou meses.

O dinheiro prometido em janeiro deve ser utilizado para atualizar sistemas veterinários, desenvolver vacinas e informar as pessoas sobre como criar animais de forma higiênica. O novo relatório é baseado em uma pesquisa que o Banco Mundial conduziu com os doadores. "Entre os destaques, os cinco maiores doadores (aqueles que se comprometeram a gastar mais de US$ 100 milhões) mostraram progresso significativo", diz o relatório.

A Comissão Européia é a maior doadora individual, com promessa de gastar US$ 178 milhões, mas até agora não efetuou desembolsos.

O presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad pode não ser muito bem recebido pelo chefe da federação alemã de futebol (DFB) e de outros líderes se for à Alemanha para apoiar o Irã na Copa do Mundo.

O co-presidente da DFB Theo Zwanziger disse no domingo que era contra proibir Ahmadinejad de comparecer ao torneio, link que começa na sexta-feira, drug por causa de seus polêmicos comentários que questionaram a existência do Holocausto, porque isso "faria dele um mártir".

"Se ele vier e entrar na Alemanha, então naturalmente, ele será avisado com toda a clareza que o que ele disse é absolutamente inaceitável, criminoso e distante da realidade", disse o dirigente à rádio Deutschlandfunk.

Ahmadinejad enfrentou críticas na Europa por comentários inflamados contra Israel e questionamentos sobre a existência do Holocausto. Seis milhões de judeus foram assassinados pelos nazistas e por seus aliados nos campos de concentração.

A chanceler alemã, Angela Merkel, e outros líderes criticaram os comentários do presidente iraniano sobre o Holocausto e os consideraram inaceitáveis, mas não chegaram a proibir sua presença no país.

Negar o Holocausto é um crime na Alemanha, cuja pena é cinco anos de prisão. Zwanziger disse torcer para que Ahmadinejad fique longe da Alemanha, mas não quis proibir sua presença. O presidente iraniano deixou aberta a possibilidade de ir ao Mundial. A seleção do Irã enfrenta o México, dia 11 em Nurenberg, em sua estréia na competição.

"Minha decisão depende muito de várias coisas diferentes", disse Ahmadinejad em entrevista a uma revista alemã na semana passada. "Se eu terei tempo, se eu tiver vontade, e algumas outras coisas."

A polícia chinesa se juntou a uma multidão de turistas na Praça da Paz Celestial neste domingo para evitar qualquer incidente no aniversário do massacre ocorrido no local há 17 anos.

Com fiscalização nos locais que dão acesso à praça e guardas nas estações de metrô, find a presença das forças de segurança em torno do coração político simbólico da China não era mais intensa do que o comum no país.

Policiais à paisana se misturavam a turistas, buy prontos para atacar caso alguém tentasse desenrolar uma bandeira de protesto, se ajoelhasse para rezar ou depositasse coroas de flores.

O ritual de segurança acontece todos os anos desde 4 de junho de 1989. Naquela data, tropas do Exército com tanques de guerra invadiram a Praça da Paz Celestial para conter protestos pró-democracia, liderados por estudantes, quando estes se reuniam para lamentar a morte do líder reformista Hu Yaobang. Na ocasião, muitos estudantes e civis foram mortos e feridos.

As pessoas que se dirigiram à praça neste domingo pareciam estar mais interessados em pontos turísticos próximos ao local do que em política. Em Hong Kong, dezenas de milhares de pessoas participaram de uma vigília para lembrar as centenas, talvez milhares de vítimas do massacre.

Antes do aniversário, as "Mães da Praça da Paz Celestial", parentes das vítimas de 1989, pediram ao governo que reavaliasse as demonstrações no país. Em abril deste ano, autoridades pagaram a mãe de um dos mortos, no primeiro caso de indenização. Mas Ding Zilin, uma professora aposentada cujo filho morreu no episódio, afirmou duvidar que o gesto represente qualquer suavização da linha adotada pelo governo.

O governo federal pretende investir cerca de R$ 600 milhões em projetos de inclusão digital nas escolas públicas brasileiras em 2007. A informação é do Secretário Geral do Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE) da Presidência da República, tadalafil coronel Oswaldo Oliva Neto, order que participou em Mangaratiba (RJ) de um encontro sobre telecomunicações e inclusão digital.

Os recursos para os projetos são do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) e vão permitir a instalação de serviços de internet banda larga em 190 mil escolas públicas.

O projeto prevê a participação do Ministério das Comunicações, price como responsável pela política pública para inclusão digital; do Ministério da Educação (MEC), que escolherá as escolas a serem beneficiadas; e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), encarregada das licitações.

O 50º Painel TELEBRASIL 2006 terminou hoje (4) em Mangaratiba e reuniu, desde a última sexta-feira (2), participantes do setor público e privado para debater telecomunicações e inclusão digital nas áreas de educação, saúde, segurança e previdência social.

O presidente peruano, more about Alejandro Toledo, website pediu aos candidatos Alan García e Ollanta Humala, viagra 40mg que disputam neste domingo o segundo turno das eleições presidenciais, respeito ao resultado das urnas, devido a temores de violência no caso de um final apertado.

García, que governou o Peru entre 1985 e 1990, lidera as pesquisas por cerca de seis pontos, mas analistas crêem que Humala, um militar aposentado de discurso nacionalista, pode contar com um "voto oculto" que reduziria a diferença entre os dois.

"Peço aos candidatos respeitosamente que, uma vez que os resultados sejam de conhecimento público, o perdedor aceite a vitória de quem o povo elegeu para ser o condutor de seu destino nos próximos cinco anos", disse Toledo após votar.

O presidente não descartou uma eventual nova candidatura à presidência em cinco anos, enquanto era aclamado por algumas pessoas. Durante seu governo, ele chegou a contar com o apoio de menos de 10 por cento da população e agora o apoio é de cerca de 20 por cento.

"A Constituição não permite a reeleição imediata", afirmou Toledo. "É muito prematuro falar de reeleição." Toledo entregará a faixa presidencial a seu sucessor em 28 de julho, dia em que se comemora a independência do Peru.

A Venezuela recebeu no sábado um carregamento de 30 mil fuzis russos, viagra approved semanas depois de Washington ter proibido a venda de armas americanas para Caracas, hospital devido à preocupações com os laços do presidente Hugo Chávez com Cuba e Irã.

A Venezuela afirma que os rifles AK103 Kalashnikov, see os primeiros de um lote de 100 mil, ¿ e os 25 milhões de balas são parte dos esforços para modernizar seu Exército, mas o governo norte-americano opõe-se à compra de armas, pois acredita que isso pode desestabilizar a região.

Aliado de Cuba, Chávez está estancado em uma disputa diplomática cada vez mais tensa com Washington, que acusa o autoproclamado revolucionário socialista de prejudicar a democracia e de usar a riqueza da Venezuela em petróleo para pressionar seus vizinhos sul-americanos.

Chávez, que garante que Washington quer derrubá-lo para invadir a Venezuela, reduziu sua cooperação militar com os EUA e ordenou que os oficiais e reservistas façam treinamento para uma possível guerra de guerrilhas contra tropas norte-americanas.

"Esta é outra derrota que impusemos aos imperialistas norte-americanos. Simplesmente, eles não podem nos tocar", disse Chávez na noite de sábado, durante manifestação de estudantes.

"Não queremos guerra, não vamos atacar ninguém. Estamos somente nos preparando para defender nossa terra abençoada, nossa nação e nossa revolução", acrescentou. Washington proibiu no mês passado a venda de armas norte-americanas ao governo de Chávez, devido à preocupações dos laços com Havana e Teerã, e com o que chamou de falta de ação contra as guerrilhas marxistas das FARC na Colômbia. O mandatário venezuelano rejeita as acusações.

O ministro da Defesa venezuelano, Orlando Maniglia, disse anteriormente que os fuzis, parte de um negócio multimilionário, vão substituir os antigos FAL. Ele disse que todo os 100 mil fuzis estariam na Venezuela antes do fim do ano e que a Rússia ajudará Caracas a construir fábricas para produzir o seus próprios fuzis Kalashnikov e balas.

Eleito em 1998, Chávez afirma que suas idéias sobre uma revolução dos pobres contrapõem-se à influência dos EUA na América do Sul, e reforçou seus laços energéticos com Rússia, China e Cuba para conter a tradicional dependência venezuelana dos EUA.

A secretária de Estado americana, buy more about Condoleezza Rice, nurse assumiu uma postura de "esperar para ver" em relação aos próximos passos do Irã na disputa sobre suas ambições nucleares, após o principal líder religioso do país indicar neste domingo que poderia interromper a oferta de petróleo.

"Bem, eu acho que nós não deveríamos dar muita ênfase em um movimento dessa natureza; afinal, o Irã é muito dependente das receitas com petróleo", afirmou Rice à Fox News.

Questionada se os líderes iranianos já rejeitaram uma iniciativa diplomática apresentada por seis países, ela afirmou que o Irã ainda não havia recebido a proposta e que precisaria de tempo para avaliá-la.

"Talvez não surpreenda que eles precisem de um pouco de tempo para analisar (as propostas)", acrescentou. Washington se ofereceu para juntar-se a países europeus nas conversas com o Irã sobre seu programa nuclear, mas disse que primeiro o enriquecimento de urânio deve ser suspenso. O Irã vem afirmando que a atividade de enriquecimento é um direito nacional.

O prazo para uma decisão do Irã não deve ser infinito, declarou a secretária ao programa da CNN Late Edition. Mas por enquanto, "não iremos reagir a qualquer comunicado que venha de lá", completou.

Rice disse que o Irã tem um caminho para resolver o impasse, mas alertou que "a comunidade internacional está comprometida com um segundo caminho se o primeiro não funcionar".

O aiatolá Ali Khamenei, líder supremo iraniano, afirmou mais cedo neste domingo que se os Estados Unidos fizerem "um movimento errado" em relação ao quarto maior exportador mundial de petróleo, o abastecimento do produto na região pode ser colocado em risco.

Washington acusa Teerã de buscar desenvolver armas nucleares sob o pretexto de um programa de energia nuclear, o que o Irã nega. Os preços internacionais do petróleo têm ficado acima de 70 dólares o barril, em parte por conta do receio de que as exportações iranianas sejam interrompidas. O Irã produz cerca de 3,85 milhões de barris da commodity por dia.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado