Menu
Mundo

Restos de vítimas do avião chileno chegam à base militar em Punta Arenas

Ao confirmar na quinta-feira a descoberta de restos humanos, a Força Aérea do Chile também disse que não descartou nenhuma hipótese sobre as causas do acidente

Redação Jornal de Brasília

13/12/2019 16h51

Military personnel stand by an Air Force plane as they wait to unload human remains found during the search for the C-130 Hercules transport plane which crashed in the sea on its way to Antarctica late Monday with 38 people on board, at an air base in Punta Arenas, southern Chile, on December 13, 2019. – Chile confirmed Thursday that a military which headed to the Eduardo Frei base across the Drake Passage in the Antarctic crashed in the sea, with no hope of finding survivors. (Photo by Pablo COZZAGLIO / AFP)

Restos de vítimas do avião militar que caiu no mar no extremo sul do continente americano – com 38 pessoas a bordo – chegaram nesta sexta-feira (13) a uma base aérea em Punta Arenas, 3.000 km ao sul de Santiago.

Os restos chegaram em um avião Hércules C-130 – semelhante ao acidente de segunda-feira – na base aérea de Chabunco, dentro de caixões especiais e foram imediatamente recolhidos por uma van do Serviço Médico Legal (SML).

Entre as peças transportadas também havia rodas, caixas pretas e um objeto branco.

Mais cedo, 39 parentes de 11 vítimas chegaram a este mesmo lugar de Santiago em um avião da Boeing da Força Aérea Chilena. O aparelho aterrissou na pista da base militar, longe do terminal onde costumam chegar as aeronaves.

Desse local, foram apanhados por dois ônibus que os transferiram para o interior da base militar, onde se encontrarão com o general Cristian Pizarro. Ele é o encarregado do trabalho de busca de um avião danificado, que caiu no mar na segunda-feira à tarde quando estava indo rumo à Antártica.

Outros parentes que já estavam em Punta Arenas também chegaram à base para participar da reunião sobre o acidente, no qual morreram 21 membros da tripulação e 17 passageiros de um avião FACH Hercules C-130, com destino à base Eduardo Frei na Antártida.

A aeronave desapareceu a cerca de 700 km ao sul de Punta Arenas.

– Primeiras linhas de investigação –

Ao confirmar na quinta-feira a descoberta de restos humanos, a Força Aérea do Chile também disse que não descartou nenhuma hipótese sobre as causas do acidente e que investigará um áudio de WhatsApp enviado por um passageiro para sua família. Na gravação, ele diz que teria percebido falhas elétricas na aeronave.

O áudio – cujo conteúdo não foi divulgado para a imprensa, mas cuja existência foi confirmada pela FACH – faz parte da investigação do acidentes, como confirmado pelo comandante-geral da instituição, Arturo Merino.

Questionado sobre falhas elétricas encontradas em aviões similares nos Estados Unidos, Merino disse que, após o alerta emitido pelas autoridades americanas, todos os aviões chilenos foram submetidos à revisão.

“A ordem de parada chegou até nós este ano e se decretou imediatamente que a frota do C-130 permanecesse em terra até a inspeção ser concluída, o que foi feito com todos os C-130s, passando na inspeção sem nenhuma observação”, declarou Merino.

A FACH também assegurou antecipadamente que a aeronave tinha a manutenção atualizada e que, para esta última viagem, os protocolos foram cumpridos.

O avião não emitiu nenhum sinal de emergência pouco antes de desaparecer.

Após quatro dias de início das tarefas de busca, as autoridades militares informaram na quinta-feira sobre a descoberta de restos da aeronave e também de corpos.

O acidente marca uma nova tragédia para a Força Aérea do Chile, que em 2011 sofreu a queda de outra aeronave militar – com 21 pessoas a bordo – quando se dirigia para a ilha chilena Robinson Crusoe, no meio do Pacífico.

Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado