Menu
Mundo

Projeção aponta vitória do “não” em referendo na Itália

Agência Estado

01/01/1970 4h00

Atualizada

Projeção feita com base em pesquisa boca de urna e votos já apurados mostram que entre 56% e 60% dos eleitores italianos rejeitaram mudanças na Constituição propostas em referendo neste domingo. A pesquisa usada para fazer a projeção é do Instituto Piepoli, que apontou vitória do “não” com algo entre 54% e 58% dos votos.

O resultado, se confirmado, representa uma derrota para o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, que fez campanha a favor das mudanças e prometeu renunciar caso o “não” vencesse. Partidos populistas como o 5 Estrelas fizeram campanha contra as propostas. Renzi é esperado para discurso às 21h.

O voto deste domingo diz respeito principalmente a uma reforma do processo legislativo do país. A aceitação das mudanças tiraria poderes do Senado e aceleraria a tramitação de projetos de lei. Além disso, a reforma busca reduzir a maior parte da autoridade das regiões locais, uma vez que a sobreposição de poderes entre as autoridades locais e o governo central agravou a burocracia e dissuadiu o investimento empresarial.

Se a projeção estiver correta, Renzi poderá se demitir na segunda-feira, preparando o cenário para a formação de um governo interino e, possivelmente, novas eleições nacionais no próximo ano. Isto significaria uma nova incerteza na Itália, a quarta maior economia da União Europeia, em meio a um momento em que o bloco luta para retomar o crescimento e definir seu futuro. Fonte: Dow Jones Newswires.

Fonte: Estadao Conteudo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado