Menu
Mundo

Pés de maconha são encontrados em tumba chinesa de 2.800 anos

Arquivo Geral

07/10/2016 11h45

Reprodução/Hongen Jiang

Pesquisadores encontraram 13 pés de cannabis no interior de uma tumba de cerca de 2.800 anos, na região conhecida como Depressão de Turpan, no noroeste da China. Cada pé da planta mede cerca de um metro e meio e servia como mortalha de um homem de, aproximadamente, 35 anos.

A descoberta foi publicada no periódico “Economic Botany”, pelo arqueólogo Hongen Jiang, da Universidade da Academia de Ciências Chinesa. De acordo com ele, uma análise minuciosa identificou os vestígios da cannabis, que parecem ter sido produzidos na região e providenciado de forma exclusiva para o funeral do homem. As plantas foram postas com as raízes no lado direito da pélvis, cruzando para o lado esquerdo do rosto.

A descoberta evidencia a popularidade no consumo de cannabis desde milhares de anos atrás. Hongen Jiang também revelou que a cannabis era bastante popular entre os povos da Eurásia Central para fins medicinais ou rituais no primeiro milênio antes da Era Cristã. Embora a cannabis seja mais conhecida pelos efeitos psicotrópicos e medicinais, ela também serve para a produção de fibras e alimentação.

Esta é a primeira vez que arqueólogos recuperam plantas inteiras de cannabis, inclusive com as raízes. Este também é o primeiro registro de seu uso como mortalha em uma sepultura humana.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado