Menu
Mundo

Papa aceita renúncia de Dom Vilson, suspeito de acobertar abusos de menores

O monsenhor Vilson Dias de Oliveira (Dom Vilson) é suspeito, também, de aumentar patrimônio com recursos da Igreja

Willian Matos

17/05/2019 10h56

papa

Foto: Divulgação

Da redação
[email protected]

Nesta sexta-feira (17) a Santa Sé comunicou que o papa Francisco aceitou a renúncia do bispo brasileiro de Limeira (SP), monsenhor Vilson Dias de Oliveira. Dom Vilson é suspeito de acobertar o padre Pedro Leandro Ricardo, afastado da Basílica de Santo Antônio, em Americana (SP).

Suspeita-se que dom Vilson tenha feito vista grossa para os crimes do padre, que, em troca, silenciaria sobre as infrações do superior. Os dois negam as acusações. Além disso, o monsenhor é acusado de tentar extorquir dinheiro de membros do clero (teria pedido, por exemplo, R$ 50 mil a um padre para colocar armários em casa), de aumentar o próprio patrimônio com recursos desviados da igreja.

Em carta de despedida, o bispo cita as dificuldades sofridas. “Nesses últimos meses enfrentamos todo tipo de cruzes, por meio de ataques à nossa Igreja Particular de Limeira, a mim e a vários presbíteros”.

O Vaticano anunciou que dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, será o administrador apostólico “sede vacante” da diocese. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado