Menu
Mundo

Organização terrorista basca ETA anuncia dissolução

Arquivo Geral

02/05/2018 14h25

REUTERS/Gara/Arquivo

A organização terrorista basca ETA anunciou a sua dissolução completa em uma carta divulgada nesta quarta-feira (2), encerrando um ciclo histórico de seis décadas em que mais de 800 pessoas foram mortas por suas ações. A missiva antecipa a já esperada formalização do fim do grupo, prevista para este fim de semana na França.

“Anos de confronto deixaram feridas profundas”, diz a carta obtida pela agência de notícias EFE, em que o ETA declara “com toda a humildade” o encerramento de todos os seus braços e estruturas.

O ETA foi criado em 1959 para exigir, com a luta armada, a independência do país Basco, uma região espanhola de história e língua próprias. A sigla significa Euskadi Ta Askatasuna no idioma local – Pátria Basca e Liberdade.

Seus alvos incluíam policiais e políticos espanhóis. Das 820 vítimas contabilizadas, das quais metade morreu em crimes ainda não solucionados, ao menos 340 eram civis.
A carta desta quarta formaliza seu fim definitivo, mas a organização já estava fragilizada a ponto de ser inoperante. Houve uma série de tréguas nas últimas décadas, mas o fim da luta armada veio apenas em 2011.

A extinção do grupo é creditada aos esforços coordenados entre Espanha e França e à detenção de ao menos 300 membros da facção.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado