Menu
Mundo

O terror mostra a sua cara

Aline Rocha

29/04/2019 16h53

Foto: Reprodução/YouTube

Da Redação
[email protected]

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) divulgou, nesta segunda-feira (29), um vídeo apontando o líder da organização, Abu Bakr al-Baghdadi. Em cinco anos é a primeira vez que o EI exibe imagens de seu chefe. A data e a autenticidade não puderam ser confirmadas mas, nas imagens, o homem identificado como Baghdadi declara que “a batalha por Baghuz acabou”, fazendo referência ao último território controlado pelo EI e tomado por forças da Síria em março de 2019.

Ele insiste que, apesar da perda, as operações contra o Ocidente são parte de “longa batalha” e que o grupo “vingará membros que foram mortos. “Virá mais depois desta batalha”, reforça. Além disso, afirma que as explosões no Sri Lanka foram resposta à perda dos territórios na Síria, e que o grupo já executou 92 operações em oito países como vingança.
O líder apareceu em público pela primeira vez em 2014, quando declarou um “califado” islâmico nas faixas do território do EI que controlavam na Síria e no Iraque. Esta foi a última aparição dele em vídeos.

A última gravação em áudio dirigida a seus seguidores foi divulgada em agosto, oito meses depois que o Iraque anunciou a derrota do EI. Ainda há dúvidas se o chefe do grupo está vivo ou não. Forças de segurança disseram suspeitar que ele está escondido em alguma parte remota da Síria ou do Iraque.

Forças sírias apoiadas pelos Estados Unidos conquistaram o último bastião na Síria dominado pelo EI. Entretanto, o grupo ainda é ameaça por causa da sua capacidade de estimular ataques a nível global.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado