Menu
Mundo

O andamento da apuração em quatro estados-chave nos EUA

Joe Biden conta, no momento, com 264 grandes eleitores e Donald Trump, com 214. São necessários 270 para conquistar a Casa Branca

Redação Jornal de Brasília

05/11/2020 6h00

Os Estados Unidos se mantinham em suspense em relação ao resultado das eleições presidenciais em estados-chave onde a apuração prosseguia nesta quarta-feira, em uma corrida muito disputada para se declarar um vencedor. Segue abaixo a situação atualizada em cada um deles.

Joe Biden conta, no momento, com 264 grandes eleitores e Donald Trump, com 214. São necessários 270 para conquistar a Casa Branca. Os três grandes eleitores do Alasca ainda não foram atribuídos a nenhum candidato, mas os democratas não vencem ali há décadas. A incerteza se mantém em quatro estados:

– Pensilvânia –

Talvez o estado que leve mais tempo para declarar um vencedor – e que poderia decidir o resultado com 20 votos eleitorais em jogo.

Com 79% dos votos apurados no estado industrial, Trump estava à frente na noite desta quarta-feira, com 51,4%, contra 47,3% para Biden. As cédulas restantes, no entanto, devem favorecer Biden, que nasceu no estado. Segundo autoridades locais, o resultado final deve ser conhecido até sexta-feira.

– Carolina do Norte –

Trump parecia o favorito para ganhar os 15 votos eleitorais da Carolina do Norte, apesar de uma forte atuação de Biden, mas permanece sem folga.

Com 95% apurados no estado do sudeste, Trump tem 50,1% e Biden, 48,6%. As cédulas pelo correio enviadas antes ou no dia das eleições podem ser contadas até 12 de novembro.

– Nevada –

Possui seis grandes eleitores em jogo. Com 86% dos votos apurados, Biden lidera, com 49,3%, contra 48,7% para Trump.

Autoridades estaduais disseram, em um primeiro momento, que não iriam divulgar novos resultados até esta quinta-feira, antes de anunciarem que, “devido ao forte interesse pela votação em Nevada”, iriam divulgar novas cifras na noite desta quarta-feira, horário local.

– Geórgia –

Biden teve um desempenho inesperadamente bom no estado do sudeste, que é tradicionalmente um reduto republicano, mas Trump ainda estava um pouco à frente. O estado tem 16 grande eleitores em jogo.

Com 94% apurados, Trump conta com 50%, contra 48,8% para Biden. O resultado final é esperado para a noite desta quarta-feira, horário local.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado