Menu
Mundo

Morre Katherine Johnson, matemática que ajudou Nasa a ir para a Lua

Os conhecimentos matemáticos de Katherine Johnson ajudaram a colocar em órbita a Apolo 11, nave que levou o homem à Lua pela primeira vez

Redação Jornal de Brasília

24/02/2020 15h03

Foto: AFP

Nesta segunda-feira (24) a matemática responsável por ajudar a Nasa a ir para a Lua morreu, aos 101 anos. Segundo o administrador da Nasa, Jim Bridenstine, no Twitter, ela “foi uma heroína americana e seu legado pioneiro nunca será esquecido”. 

Os conhecimentos matemáticos de Katherine Johnson ajudaram a colocar em órbita a Apolo 11, nave que levou o homem à Lua pela primeira vez. 

Katherine foi uma das mulheres negras que formavam uma equipe no Centro de Pesquisa Langley para calcular a trajetória dos primeiros lançamentos espaciais, operações que hoje são feitas por computadores.

Katherine foi consultada, por exemplo, durante missão em que John Glenn orbitou a Terra pela primeira vez, em 1962, para verificar os cálculos e definir se estavam todos corretos. A Nasa reconheceu o trabalho dela e disse, em seu site, que “não teria sido possível fazer essas coisas sem Katherine Johnson e seu amor pela matemática”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado