Menu
Mundo

Milhões de vidas em risco caso se permita propagação de coronavírus sem controle (ONU)

“Se deixarmos que o vírus se propague como um incêndio florestal, principalmente nas regiões mais vulneráveis do mundo, o mesmo poderá matar milhões de pessoas”

Redação Jornal de Brasília

19/03/2020 16h47

Flags of the countries affected by the spread of the new coronavirus, COVID-19, are prjected on the statue of the Christ Redemeer atop Corcovado hill in Rio de Janeiro, Brazil, on March 18, 2020. – Two cabinet ministers and the head of the Brazilian Senate said Wednesday they had tested positive for new coronavirus, COVID-19, but President Jair Bolsonaro again warned against what he called “hysteria” surrounding the pandemic. (Photo by FLORIAN PLANCHEUR / AFP)

Milhões de pessoas poderiam morrer por causa do novo coronavírus, principalmente em países pobres, caso se permita a sua propagação sem controle, advertiu nesta quinta-feira o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, ao pedir uma resposta global coordenada para contê-lo.

“Se deixarmos que o vírus se propague como um incêndio florestal, principalmente nas regiões mais vulneráveis do mundo, o mesmo poderá matar milhões de pessoas”, disse. “A solidariedade global não é apenas um imperativo moral, e sim do interesse comum”, assinalou.

Guterres insistiu na necessidade de uma resposta global para conter a “tragédia sanitária”. “Precisamos nos afestar imediatamente de uma situação em que cada país tem sua própria estratégia sanitária, até uma que garanta, com total transparência, uma resposta global coordenada, que inclua ajudar os países que estão menos preparados para enfrentar a crise”, disse o chefe da ONU.

Com este fim, Guterres pediu aos países que brindem “o maior apoio ao esforço multilateral para combater o vírus, liderado pela OMS, cujos chamados devem ser atendidos plenamente”.

Sobre o apoio à economia global, Guterres disse que o enfoque deveria estar em ajudar os mais vulneráveis: os trabalhadores de baixa renda e as pequenas e médias empresas. As instituições financeiras são necessárias para apoiar os países em dificuldade, assinalou, destacando que o FMI, Banco Mundial e outras organizações internacionais têm um papel-chave a desempenhar.

“Devemos nos abster da tentação de recorrer ao protecionismo”, advertiu Guterres. “Este é o momento de derrubar as barreiras comerciais e restabelecer as redes de abastecimento.”

Agence France Press

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado