Menu
Mundo

Milhares de pessoas protestam em Paris contra a violência policial na França

Os manifestantes foram convocados pelo comitê de apoio à família de Adama Traoré, um negro de 24 anos que morreu após ser preso em 2016

Redação Jornal de Brasília

02/06/2020 16h54

Hundreds of French protesters demonstrate on June 2, 2020 in Nantes against police violence and in memory of late US citizen George Floyd who died a week before after a Minneapolis police officer knelt on his neck. – Several US cities have deployed the guard in the face of angry protests against police brutality following the killing of unarmed black man George Floyd by police during an arrest in Minneapolis last week. (Photo by Loic VENANCE / AFP)

Milhares de pessoas se reuniram nesta terça-feira(02) em frente ao Tribunal de Paris contra a violência policial, em meio a um contexto de distúrbios pelo mesmo tema nos Estados Unidos.

Os manifestantes foram convocados pelo comitê de apoio à família de Adama Traoré, um negro de 24 anos que morreu após ser preso em 2016.

“Hoje não é apenas o combate da família Traoré, é o combate de todos vocês. Hoje, quando lutamos por Georges Floyd, lutamos por Adama Traoré”, disse Assa Traoré, irmã de Adama.

A convocação coincidiu com os protesto nos Estados Unidos após a morte de George Floyd. “O que acontece nos Estados Unidos é o mesmo que acontece na França”, disse a ativista.

Em 19 de julho de 2016, Adama Traoré morreu em uma delegacia nos arredores de Paris, cerca de duas horas depois de ser preso.

O caso tornou-se um símbolo de violência policial no país.

Na semana passada, a perícia descartou a responsabilidade dos policiais, mas nesta terça-feira, uma perito contratado pela família de Traoré indicou que ele sofreu socos na barriga, técnica de detenção utilizada pelos agentes.

A prefeitura proibiu manifestações devido à crise do coronavírus, que não permite concentrações de mais de 10 pessoas, e também ao risco de “tumultos”.

Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado