Menu
Mundo

Mike Pompeo diz que continua encarregado das negociações com a Coréia do Norte

Lindauro Gomes

19/04/2019 17h46

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, disse hoje, em coletiva de imprensa após encontro com autoridades japonesas, que “segue encarregado da equipe” que negocia a desnuclearização da Coreia do Norte, apesar das exigências de Pyongyang para que ele se afastasse das negociações. “Nada mudou, continuamos trabalhando”, disse Pompeo a repórteres.

As negociações não avançaram desde o fracasso da segunda cúpula entre o presidente americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong Un, em fevereiro, no Vietnã. Na última quinta-feira, o regime norte-coreano acusou Pompeo de contribuir para um ambiente “ruim e imaturo” e pediu que ele parasse de participar das negociações, caso ocorram novas conversas entre os dois países.

Pompeu disse que quem lidera “o esforço global para a desnuclearização da Coreia do Norte é o presidente Trump”, mas que sua equipe, liderada pelo emissário Stephen Biegun, “vai continuar a liderar o esforço dos EUA para conseguir aquilo que o presidente Kim prometeu”, isto é, a desnuclearização completa da Península da Coreia.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado