Menu
Mundo

Mesmo com ajuda, falta abrigo na região atingida por terremoto

Arquivo Geral

05/06/2006 0h00

A ajuda já chega aos sobreviventes do terremoto na Indonésia, viagra order search mas a falta de abrigos ainda é um problema crítico, decease  informou a Organização das Nações Unidas (ONU) hoje.

O governo da Indonésia afirmou que começará a distribuir indenização às vítimas para que elas comprem roupas e reconstruam suas casas. Uma autoridade do Departamento de Assuntos Sociais disse que o número de mortos no terremoto de 27 de maio, visit com magnitude de 6,3 na escala Richter, foi revisto para baixo dos 6.234 divulgados anteriormente.

O coordenador local da ONU, Charlie Higgins, informou que a operação de ajuda está fluindo, depois dos problemas enfrentados pela topografia da região do terremoto, onde centenas de aldeias estão situadas entre campos de arroz e centros urbanos congestionados.

"Ultrapassamos a maior parte dos gargalos logísticos que impediam o fluxo da assistência", destacou. "Muita gente simplesmente não quer deixar suas propriedades, então temos que procurá-los, e isso toma mais tempo. Isso provoca problemas de curto prazo, mas também traz recuperação a longo prazo."

Ele disse que mais de 200 mil casas foram destruídas ou danificadas e que providenciar abrigo ainda é um problema crítico. Higgins afirmou que até agora somente 70 mil famílias foram remanejadas para moradias provisórias.

Muitos sobreviventes dizem não ter dinheiro para comprar material de construção depois do terremoto. "Não podemos reconstruir nada até receber o dinheiro do governo. Somos apenas agricultores. A ajuda do governo não chegou", contou Sugiman, 27 anos, da aldeia de Mredo Gatak, em Bantul, a área mais atingida.

O governo distribuirá cerca de US$ 3.240 em ajuda de reconstrução para pessoas que perderam casas. As vítimas vão receber também 10 quilos de arroz por mês e 3.000 rúpias, o equivalente a US$ 0,324 por dia para comprar utensílios de cozinha e roupas. Também haverá tratamento médico gratuito por três meses.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado