Menu
Mundo

Médicos criam nariz na testa de menino de 12 anos e o implanta em seu rosto

Arquivo Geral

07/07/2016 14h36

BBC/S Niazi/Reprodução

Após sofrer deformações na face em consequência de uma pneumonia quando ainda era bebê, Arun Patel, de 12 anos, precisou passar por um procedimento para substituir seu nariz desfigurado por um novo. Como a infecção danificou a cartilagem do órgão olfativo, médicos não conseguiram reconstruí-lo. O caso ocorreu na Índia e todo o tratamento durou cerca de um ano.

O médico que liderou a equipe, Ashwini Dash, informou à BBC que “estava confiante de que o novo nariz funcionaria bem como os outros órgãos” do menino. O trabalho foi divido em quatro etapas.

Primeiro, foi colocado espécie de alargador de tecido na testa do menino para abrir espaço para crescimento do novo nariz, seguido de injeção de uma substância para expandir os tecidos. Depois, os médicos retiraram cartilagem de suas costelas para criar um novo nariz, que cresceu na testa do garoto durante três meses.

Na terceira fase, os médicos retiraram o nariz da testa do menino e o implantaram no rosto. Por fim, foi feita uma cirurgia para reparar os procedimentos feitos na testa.

BBC/S Niazi/Reprodução

BBC/S Niazi/Reprodução

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado