Menu
Mundo

Líbano declara estado de emergência de duas semanas após explosão

“Não há palavras para descrever o horror da catástrofe que ocorreu ontem”, disse o presidente libanês

Redação Jornal de Brasília

05/08/2020 15h36

A picture shows the scene of an explosion in Beirut on August 4, 2020. – A large explosion rocked the Lebanese capital Beirut on Tuesday, an AFP correspondent said. The blast, which rattled entire buildings and broke glass, was felt in several parts of the city. Its exact location was unknown. (Photo by Anwar AMRO / AFP)

O governo do Líbano decretou estado de emergência nacional de duas semanas a partir desta quarta-feira, 5, um dia depois de explosões no porto da capital, Beirute, que deixaram ao menos 113 mortos, mais de quatro mil feridos e 300 mil desabrigados.

A medida foi tomada em reunião do gabinete presidencial. “Não há palavras para descrever o horror da catástrofe que ocorreu ontem”, disse o presidente libanês Michel Aoun durante o encontro, conforme a Agência de Notícias do Líbano.

“Eu estendo meu coração e sentimentos para as famílias.. E peço a Deus que cure os feridos, cure os corações partidos e forneça toda a energia e determinação para permanecermos juntos para enfrentar as queimaduras dolorosas que deixaram sua marca sobre Beirute”, disse, citado pela agência.

Autoridades também concordaram em colocar todos os funcionários do porto de Beirute que supervisionavam o armazenamento e a segurança desde 2014 em prisão domiciliar.

Nesta manhã, o chefe do local, disse em entrevista a uma emissora libanesa que havia determinado a retirada das cerca de 2.750 toneladas de nitrato de amônio que causaram a explosão.

O governo afirmou que um curto-circuito causou incêndio e explosão em um depósito de fogos e em outro onde estavam explosão de 2.750 toneladas de nitrato de amônio.

Estadão Conteúdo 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado