Menu
Mundo

Legisladores denunciam tentativa de ‘golpe’ nos EUA após invasão do Congresso

“Uma multidão invadiu o Capitólio dos EUA para reverter uma eleição. Um golpe em andamento”, tuitou o representante (deputado) Val Demings

Marcus Eduardo Pereira

06/01/2021 18h18

US Capitol police officers try to stop supporters of US President Donald Trump to enter the Capitol on January 6, 2021, in Washington, DC. – Demonstrators breeched security and entered the Capitol as Congress debated the a 2020 presidential election Electoral Vote Certification. (Photo by Saul LOEB / AFP)

Legisladores americanos denunciaram uma tentativa de “golpe de Estado” após a invasão de seguidores do presidente Donald Trump ao Congresso, o que forçou a suspensão da sessão em andamento para certificar a vitória do presidente eleito Joe Biden.

“Uma multidão invadiu o Capitólio dos EUA para reverter uma eleição. Um golpe em andamento”, tuitou o representante (deputado) Val Demings.

“Isso é anarquia. É uma tentativa de golpe. E está acontecendo nos Estados Unidos por causa de legisladores ilícitos”, disse o congressista Seth Moulton.

Outros, que também descreveram o ataque como uma tentativa de golpe, acusaram Trump de incitar os manifestantes cujos protestos impediram a confirmação no Congresso da vitória do democrata Joe Biden na eleição de novembro.

“O presidente está incitando o terrorismo doméstico”, disse o deputado Mark Pocan.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado