Menu
Mundo

Jovem tentou matar a rainha Elizabeth II, revelam documentos

Arquivo Geral

05/03/2018 13h53

REUTERS/Yui Mok/Pool

Um adolescente tentou assassinar a rainha Elizabeth II durante a visita dela, em 1981, a Dunedin, na Ilha Sul (Nova Zelândia), conforme apontam documentos dos serviços de inteligência. À época, Christopher Lewis tinha 17 anos e disparou contra o veículo Rolls Royce onde viajava a rainha. Ele errou o tiro.

Lewis, que foi detido pouco depois por um assalto à mão armada, confessou às autoridades o fracassado plano para matar a monarca. As informações são da agência de notícias EFE.

De acordo com a publicação, um documento divulgado pelos Serviços de Inteligência e Segurança (SIS, sigla em inglês) aponta que “Lewis tentou originalmente matar a rainha”, mas que não contava com uma espingarda potente, nem uma mira adequada para conseguir assassinar a monarca.

Segundo o ex-policial Tom Lewis, que foi responsável pelo caso, disse que a polícia encobriu o fato e que o depoimento do acusado foi destruído. Depois que este incidente se tornou público, o comissário da polícia neozelandesa, Mike Brush, pediu a revisão deste “caso histórico”.

Lewis, que mais tarde foi acusado do assassinato de uma mulher neozelandesa, se suicidou em 1997 em uma prisão do seu país.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado