Menu
Mundo

Itália precisa urgentemente de governo capaz de agir, diz Schäuble

Agência Estado

01/01/1970 4h00

Atualizada

O ministro de Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, ressaltou hoje a reação relativamente calma dos mercados financeiros ao resultado do referendo italiano, mas alertou que a Itália precisa de um governo forte e capaz de tomar decisões.

“A reação nos mercados foi tranquila. Vamos ver o que vai acontecer na Itália. As autoridades sabem que essa não é uma situação fácil”, disse o ministro alemão. “A Itália precisa urgentemente de um governo que consiga agir e eu espero que eles retomem a trajetória das reformas.”

No referendo de ontem, o eleitorado italiano rejeitou uma proposta constitucional do governo, levando o primeiro-ministro Matteo Renzi a anunciar sua renúncia.

Segundo Schäuble, Renzi tentou implementar uma “extraordinária e ambiciosa reforma constitucional”. “Não tenho ideia de qual seria a reação na Alemanha se tentassem fazer reformas assim aqui”, acrescentou o ministro.

Schäuble disse também não estar preocupado com as incertezas na Itália porque “os italianos têm muita experiência em lidar com esse tipo de situação”. Fonte: Dow Jones Newswires.

Fonte: Estadao Conteudo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado